UPA soma mais de 65,8 mil atendimentos

0
127
UPA passou a atender 24 horas neste ano. Foto: Fernando Gome/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Prestes a completar dois anos de funcionamento em Santo Ângelo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já realizou 65.888 atendimentos clínicos e pediátricos em números computados até o final do mês de maio deste ano, o que gera a média mensal de 3.446 consultas ao mês e 114 consultas ao dia.

NÚMEROS DE ATENDIMENTO

Desde a abertura da UPA em setembro de 2018, foram 8.213 atendimentos no primeiro ano e 41.517  no ano passado. Em 2020, foram 15.758 atendimentos.

Desde a abertura da UPA 24 horas, no final de março, foram mais de cinco mil atendimentos.

FUNCIONAMENTO INTEGRAL

A UPA 24 horas é um dos marcos na saúde pública de Santo Ângelo, patrocinada pelo governo municipal, que promoveu a abertura da unidade de pronto atendimento e, por determinação do prefeito Jacques Barbosa, passou a atender em tempo integral, sendo a protagonista no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

A UPA de Santo Ângelo conta com a estrutura de um mini-hospital, disponibilizando a população atendimentos de urgência e emergência, com serviços de consultas médicas com clínico geral e pediatra, procedimentos de enfermagem, raios-X, farmácia para medicação exclusiva de seus pacientes e coleta de material de laboratório, além de 12 leitos de observação e 24 poltronas para medicação.

COVID-19

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, ressalta para que a UPA 24 horas seja acionada somente em casos extremos e recomenda que as unidades de saúde de Santo Ângelo estão preparadas para identificar e fazer os encaminhamentos necessários da população para a unidade em casos de suspeita de infecção pelo novo Coronavírus e alerta: “Se o paciente estiver com coriza, dor de cabeça e mal estar, permaneça em casa; tosse e febre persistente, procure a unidade de saúde mais próxima; e se sentir falta de ar, dirija-se à UPA”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here