Urnas eletrônicas são preparadas para as eleições

0
108

A uma semana das eleições municipais, a 45ª Zona Eleitoral, que abrange cinco municípios da região, está com as urnas preparadas e prontas para serem distribuídas na véspera do pleito. O processo de preparação dos equipamentos passa por testes com as cargas das baterias, até inserção dos dados dos candidatos e eleitores.

Neste ano, 160 urnas serão distribuídas entre as seções eleitorais de Santo Ângelo, 35 a menos que nas últimas eleições municipais. Essa redução se dá em virtude da alocação de seções. Entre-Ijuís teve uma seção alocada, terá 25 urnas. São Miguel das Missões terá 20 urnas, Vitória das Missões, 14, e Eugênio de Castro, oito – nestas últimas não houve agrupamento.

De acordo com a titular do Cartório Eleitoral, Marivani Gehn Gonçalves Medeiros, foram diminuídas seções e os eleitores distribuídos entre as demais. “Acredito que o fluxo de votação vai ser constante no dia das eleições”, destaca ela.

Apesar do agrupamento, Marivani acredita que não deve haver aglomeração, uma vez que não haverá biometria (processo que levava certo tempo para identificar cada eleitor) e o mesmo número de eleitores deve seguir votando nos locais em que ficam as seções.

Como saber qual é a seção correta

No título a seção está impressa, porém, com a alocação de algumas, pode ocorrer de que o eleitor não encontre no local de votação. Então, como fazer?

A sugestão de Marivani é usar o aplicativo e-título (que pode ser baixado no celular). Lá está a indicação da seção que o eleitor deve se dirigir para depositar o voto.

Outra possibilidade é entrar em contato com o Cartório, pelo telefone (55) 3313-5888 ou, ainda, no dia da votação haverá um funcionário do TSE para ajudar a população.

A Chefe do Cartório lembra que não houve mudança de local de votação. Se uma pessoa votava na seção X, em local Y, mas foi realocada para a seção Z, seguirá votando no mesmo local Y.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here