Vai começar um passeio de maria-fumaça entre Santo Ângelo e Ijuí

0
435
O passeio será em vagões de passageiros com uma maria-fumaça modelo Mallet 204, fabricada em 1950. Foto: Divulgação

O bilhete individual custará R$ 70,00 (incluso o passeio de trem e translado de ônibus) e crianças menores de 5 anos não pagam

O passeio será em vagões de passageiros com uma maria-fumaça modelo Mallet 204, fabricada em 1950. Foto: Divulgação

A região das Missões do Rio Grande do Sul recebe neste final de semana e no próximo, um passeio que promete mostrar as belezas naturais da localidade a partir de uma perspectiva diferente, onde turistas e moradores poderão percorrer trechos de municípios que fazem parte da história do Estado, admirando a paisagem da janela de uma maria-fumaça.

DATAS DOS PASSEIOS
As últimas de uma série de viagens experimentais no Estado, iniciadas em agosto, ocorrerão entre nos dias 20, 21, 22, 28 e 29 de setembro, interligando as cidades de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí por meio de vagões de trem.

Os passeios, nos mesmos moldes dos promovidos em Vacaria, na Serra, e no Vale do Taquari, fazem parte de uma parceria entre prefeituras, Ministério Público Federal e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

OPÇÕES DE PASSEIO
Nas Missões, os passageiros terão quatro opções de roteiro, de Santo Ângelo a Catuípe, de Catuípe a Ijuí, de Ijuí a Catuípe e de Catuípe a Santo Ângelo. As viagens prometem proporcionar a experiência de voltar no tempo, ressaltando a história da região. Tudo isso com o balançar lento, o som das rodas tocando os trilhos, aliados ao charme de um passeio a bordo de uma maria-fumaça.

No passeio pelas Missões, serão disponibilizados 13 vagões de passageiros, tracionados por uma maria-fumaça modelo Mallet 204. Fabricada em 1950, a locomotiva movida a carvão e lenha proporciona a sensação de viagem no tempo pela fumaça exalada e pelos tradicionais apitos, que costumam animar os ocupantes. Em razão de subidas íngremes no trajeto, uma locomotiva a diesel auxiliará a maria-fumaça.

INGRESSOS E PONTOS DE VENDA
O vice-presidente da ABPF e responsável pela operação dos trens no Sul, Marlon Ilg informou que ainda é possível comprar ingressos para o Trem das Missões. Em Santo Ângelo, os pontos de venda físicos são na Perfil Moda Feminina (Rua 25 de Julho, 264) e na Idealize Design (Rua Marquês do Herval, 1045). Os bilhetes também podem ser adquiridos no site www.ihtur.com.br

O trajeto custa R$ 70 (incluso passeio de trem e translado de ônibus) e crianças até 5 anos não pagam (desde que não ocupem assento).

O passeio estará disponível somente nas datas informadas nesta matéria e é recomendado comprar a passagem com antecedência. Nos dias do evento haverá venda de passagens na bilheteria da estação, conforme disponibilidade.

O CAMINHO E SUAS PAISAGENS
No caminho, o turista poderá observar as paisagens bucólicas da região e desfrutar de atrações artísticas e culturais no interior dos vagões. Mas a grande atração é viajar em uma Maria Fumaça e cruzar uma ferrovia tão antiga. No trem, haverá venda de bebidas, petiscos e souvenires.

Além disso, quem estiver a bordo do trem no fim de tarde, poderá ver o pôr-do-sol, da janela do vagão, como fundo das paisagens lindas que encontrará no percurso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here