Vistorias em residências são intensificadas no combate a dengue

0
209
Locais com água parada são os mais procurados pelos agentes no trabalho de fiscalização. Foto: Rodrigo Bergsleithner/ AI Prefeitura de Santo Ângelo

No sábado (18), equipes de combate à dengue realizaram visitas técnicas nos bairros Oliveira, Menges, Dytz e Gheller.

O Governo Municipal não dá trégua no combate ao mosquito transmissor da dengue e tem atuado com ações fortes na prevenção.

Neste sábado (18), as equipes de combate à dengue da Vigilância Ambiental e da Vigilância Sanitária da prefeitura de Santo Ângelo realizaram a visita de fiscalização e orientação nas residências dos bairros Oliveira, Menges, Dytz e Gheller, em uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Na oportunidade, os agentes visitam domicílios em bairros da cidade, orientando a população e fazendo a vistoria dos pátios, salientando sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

A coordenadora da Vigilância Ambiental de Santo Ângelo, Selenir Arruda, explica que o mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. “Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, diz que o uso do fumacê, como é chamado, não é aplicado indiscriminadamente, sendo utilizado somente quando existe a transmissão da dengue em surtos ou epidemias. “A aplicação pode ser considerada um recurso extremo, porque é utilizada em um momento de alta transmissão, quando as ações preventivas de combate à dengue falharam ou não foram adotadas. O fumacê mata o mosquito, não a larva. De nada adianta aplicar o fumacê se a pessoa não adota medidas para manter o pátio limpo”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here