12ª ExpoGiruá será aberta nesta semana e reunirá em torno de 300 expositores

0
96

Feira será realizada de 5ª a domingo; organização trabalha com expectativa de receber 50 mil pessoas

A 12ª ExpoGiruá será aberta oficialmente nesta quinta-feira (4), a partir das 10h, no Palco Circulando Culturas, no Parque Municipal de Exposições Olmiro Callai, onde será desenvolvida a programação. A feira, promovida a cada dois anos, será realizada até domingo (7).

Paralelamente à ExpoGiruá, serão realizadas a 11ª Feira da Habilidade e Artesanato, a 9ª Mostra da Indústria, Comércio e Serviços, a 8ª Mostra do Gado Leiteiro, a 4ª Mostra da Agricultura Familiar, a 5ª Mostra do Cavalo Crioulo, a 3ª Mostra da Saúde e Inclusão Social e o 3º Circulando Culturas. A realização é da Prefeitura, da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Giruá (Acigi) e da Câmara de Vereadores, com a contribuição de apoiadores e patrocinadores.

VISIBILIDADE À ECONOMIA DO MUNICÍPIO
O presidente da feira é o vice-prefeito Elton Mentges, e as soberanas são a rainha Jaqueline Almeida e as princesas Andressa Bólico e Bruna Castro. “Um dos principais objetivos da feira é dar espaço para mostrar a pujança da economia de Giruá, que muitas vezes não chega ao conhecimento de todos. Somos o 4º maior produtor de trigo do Brasil, um dos maiores produtores de linhaça e, dos 497 municípios gaúchos, nosso PIB é o 94º do ranking. Queremos dar visibilidade à nossa economia”, expõe o vice-prefeito, que complementa frisando que a organização espera receber em torno de 50 mil pessoas, não apenas do Estado, mas também de Santa Catarina e do Paraná.

Serão aproximadamente 300 expositores, de setores como o comércio, artesanato, agroindústria e indústria. Outra questão que Elton destaca é o fato de as atrações serem gratuitas, com o público pagando apenas a entrada no parque, no valor de R$ 5.

“Nossa intenção é de que os expositores mostrem seus produtos e façam negócios da melhor maneira possível e, ao mesmo tempo, que o público prestigie as atrações, sem que tenha de pagar caro por isso. Com a entrada a um valor baixo, o que nos difere de muitas outras feiras, o público poderá prestigiar livremente as atrações, sem impedimentos causados pelos custos, e ao mesmo tempo consumir os produtos que os expositores vão comercializar. Será bom para os dois lados”, analisa o presidente da feira.

TRABALHO DE DIVULGAÇÃO
Escolhidas em baile realizado em janeiro, no qual concorreram dez candidatas, as soberanas dizem que o trabalho de divulgação da feira tem sido gratificante. As atividades começaram em março, tendo sido intensificadas com a proximidade do período de realização do evento.

“Temos percorrido diversos municípios, visitado universidades, entre outros, e estamos sendo muito bem recebidos. A feira está sendo bem aceita e é gratificante ver que as pessoas ficam admiradas ao conhecer a ampla programação, dizendo que têm intenção de visitar a feira”, diz a rainha Jaqueline. As candidatas foram avaliadas em critérios como conhecimento da história da cidade, dicção, por que gostariam de assumir a função e desenvoltura.

EVENTOS PERMANENTES E SHOWS
Os pavilhões serão abertos às 9h de quinta, e os eventos permanentes da feira serão a exposição “Vida no Butiazal”, da Embrapa; agendamento de monografias, orientações e autocuidado, com o Hospital São Jorge e a Liga de Combate ao Câncer; avaliação nutricional e verificação de pressão arterial, ambas com a Secretaria Municipal de Saúde; agendamento do teste da orelhinha; e oficinas “Circuito Tela Verde”, do Instituto Federal Farroupilha.

Quanto a shows, alguns dos destaques serão César Oliveira & Rogério Melo e João Paulo & Jardel, ambos na própria quinta-feira; Renan Rodrigues – vocalista da banda Sete Pecados – e bandas Mercosul e Sétimo Sentido; o nativista Gilmar Martinelli e a banda Estado das Coisas/Rock de Galpão; e Kaike Rodrigues e Rock Cadillac 29. Para outras informações, os telefones são (55) 3361-1022 e (55) 3361-2000, e o site, www.expogirua.com.br.