1º B Com participa da Operação Fronteira Sul I

0
94

Destacamento realizou barreiras nas estradas da região

O Comando Militar do Sul (CMS) está desencadeando a “Operação Fronteira Sul I”, abrangendo os três estados da região Sul do Brasil entre 28 de maio e 1º de junho de 2012.

A 3ª Divisão de Exército – “Divisão Encouraçada”, está participando da operação com responsabilidade na porção Central, Oeste e Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo uma área de 710 km de fronteira com a República Argentina e 240 km com o Uruguai. Nessa área vivem mais de três milhões e meio de gaúchos, distribuídos em 303 municípios.

Os principais objetivos da Operação Fronteira Sul são: realizar o adestramento das tropas integrantes da 3ª Divisão de Exército em Operações Tipo Polícia; prevenir e reprimir delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira; estreitar os laços de cooperação com Órgãos de Segurança Pública; atualizar o banco de dados de inteligência; e ampliar a presença e as ações de dissuasão do Exército Brasileiro (EB) na faixa de fronteira.

A “Divisão Encouraçada”, que participa das Operações Fronteira Sul desde 2006, emprega suas quatro Grandes Unidades na Operação Fronteira Sul I (1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com Sede em Santiago-RS; 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Uruguaiana-RS; 6ª Brigada de Infantaria Blindada, com sede em Santa Maria-RS; e a Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, com sede em Cruz Alta-RS).

O 1º Batalhão de Comunicações participa da Operação Fronteira Sul I, disponibilizando o Sistema de Comando e Controle em Combate para integrar os meios de comunicações empregados pelas organizações militares envolvidas na operação, por meio de seus modernos equipamentos e pessoal especializado.