3.500 pessoas prestigiam Jogos Rurais Sol a Sol de Santo Ângelo

0
95

Com disputas em 64 modalidades esportivas, evento ocorreu no último domingo (21), na comunidade do D

Mais 1.000 atletas, oriundos de 19 comunidades do município de Santo Ângelo, competiram na 32ª edição do Torneio dos Jogos Rurais Sol a Sol 2016, fase municipal, no último domingo (21). A comunidade do Distrito Sossego recepcionou os atletas rurais, que puderam participar de 64 modalidades esportivas, entre gênero e categorias.

O Sol a Sol, promovido anualmente pela Emater/RS-Ascar de Santo Ângelo, município da região administrativa de Santa Rosa, é realizado desde 1984. É um evento para diferentes idades e tem como objetivo a integração das famílias rurais atuando na promoção do desenvolvimento rural, no aspecto físico, lúdico, social, cultural e ambiental, lembra a Extensionista da Área Social, Thaís Trindade.

Para recepcionar o público total de 3.500 pessoas, a comunidade passou por diversas melhorias de infraestrutura e teve a oportunidade de fortalecer a relação com parceiros municipais, principalmente com a equipe local da Emater/RS-Ascar e a administração municipal, que se envolveram com a organização dos jogos. Conforme relatos das lideranças do Rincão dos Mendes, todas as famílias da comunidade se mobilizaram para a participação no evento e mostraram satisfação em acolher o torneio e o público que os prestigiou.

Para completar a diversão, além dos jogos, o público também pode participar de sarau dançante, animado pela banda Meninos do Brasil, na parte da tarde.

Prestigiado por diferentes autoridades, o evento contou com a presença do supervisor da Emater/RS-Ascar, Rubens Tesche, representando a gerência regional, do secretário de Agricultura e Transportes, Vilso Zaggo Müller, do deputado estadual Eduardo Loureiro, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, Osvaldino de Lucca, membros da comunidade sede, além de extensionistas da Emater/RS-Ascar da região.
Os Jogos Sol a Sol são considerados importantes aliados para o lazer e a recreação no meio rural e para o fortalecimento da vivência comunitária. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, administração municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comunidade do Distrito Sossego, com apoio Brigada Militar e Secretaria de Saúde.

Mais Belos Atletas
Durante o evento, também foram escolhidos o Homem e Mulher Terceira Idade e o Garoto e a Garota Sol a Sol. O título de Homem Terceira Idade Sol a Sol 2016 ficou com o Euclides Calzeta, da comunidade de Santa Rita Olhos D’água. Já o título de Mulher Terceira Idade Sol a Sol foi para Izaura Tereza Copetti, da comunidade do Distrito Sossego. O Garoto Sol a Sol é Gabriel Carnelutti Hoffmam, da anfitriã Distrito Sossego. A faixa de Garota Sol a Sol foi para Luana do Carmo Cardoso, da comunidade de Lajeado Cerne. A premiação para maior número de atletas inscritos foi para a comunidade São Pedro, que teve o total de 168 atletas competindo.

A novidade desta edição foram os brinquedos dos Sesc, que fizeram a alegria das crianças, gratuitamente, enquanto os pais assistiam ou disputavam os jogos. Os atletas classificados em primeiro lugar nas modalidades estão se preparando para a fase regional dos Jogos Rurais Sol a Sol, que serão realizados no dia 4 de dezembrono município de Campinas das Missões.