42 municípios tem situação de emergência decretada

0
78

Dos municípios que fazem parte da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Giruá e Pirapó tiveram situação decretada pelo estado em função da estiagem. Além destes, outros 40 também estão na lista da Defesa Civil.

Confira aqui os municípios com situação de emergência decretada.

A falta de chuva no Rio Grande do Sul é provocada pelo fenômeno La Niña (que é o resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial), essa temperatura abaixo da média, provoca a pouca precipitação, em consequência, as culturas sentem os reflexos da falta de água.

Os meteorologistas esperam que o La Niña seja de intensidade moderada e persista até pelo menos o final da estação chuvosa.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), na região noroeste, boa parte da safra de milho está perdida devido à falta de água. Nesta segunda-feira (16), na sede da FETAG-RS, em Porto Alegre, entidades do setor produtivo (FETAG-RS, Farsul, Famurs, Fecoagro e Emater) se reuniram para discutir a pauta de reivindicações que será entregue ao Ministério da Agricultura visando amparar agricultores e pecuaristas que estão sendo afetados por mais uma estiagem, a segunda no ano de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here