75% dos eleitores ainda não realizaram cadastramento biométrico em Santo Ângelo

0
111

Processo de cadastramento digital para a biometria não é obrigatório neste ano na cidade

O Cartório Eleitoral da 45º Zona Eleitoral de Santo Ângelo realiza, até o dia 4 de maio, o cadastramento para os eleitores que queiram votar através do processo digital de biometria. O município conta hoje com 61.723 eleitores e, destes, 15.041 já estão cadastrados no novo sistema, representando 24,38% dos eleitores.
O Cartório Eleitoral enfrenta um intenso movimento e recebe diariamente cerca de 100 pessoas solicitando o novo cadastramento digital. Neste ano, o processo de cadastramento biométrico não é obrigatório em Santo Ângelo, no entanto, como 2016 é ano de eleição, há um prazo legal para realizar qualquer alteração, seja mudança de município, novos títulos ou adesão ao sistema biométrico. A substituição do antigo Título de Eleitor para o sistema biométrico digital pode ser feita até o dia 4 de maio.
De acordo com a chefe de Cartório, Marivani Gonçalves Medeiros, o novo método de votação com o leitor biométrico usa a identificação digital, trazendo mais segurança ao eleitor. O processo oferece mais segurança na votação e a pessoa não precisa assinar mais nada, apenas levar seu documento com foto e a identificação biométrica.

ELEIÇÃO 2016
Neste ano as eleições ocorrem no dia 2 de outubro e, por isso, o eleitor precisa estar atento às exigências. Em Santo Ângelo, a votação deverá ser mista, ou seja, com utilização do Título Eleitoral e também o sistema digital através da biometria. “Quem não fizer o cadastramento poderá votar normalmente, com o Título”, explica Marivani.
A obrigatoriedade do sistema biométrico em Santo Ângelo ainda não tem prazo para ser estabelecida. “Isso vai ocorrer quando o Tribunal Eleitoral determinar, possivelmente, como já temos um bom número de pessoas cadastradas, isso possa ocorrer na próxima eleição, sem ser a desse ano”, destaca a chefe de cartório.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para realizar o cadastramento biométrico basta comparecer ao Cartório Eleitoral com o documento de identidade, CPF e comprovante de residência. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira das 13h às 19h e sexta-feira das 9h às 15h. Esse horário vale até o dia 29 de fevereiro. A partir de 1º de março, o Cartório Eleitoral de Santo Ângelo passa a atender de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.