‘A música é a magia do nosso mundo’, avalia Jonas Demeneghi

0
88

Profissional vive da música, aliando prazer, arte e trabalho

Seja nos ritmos do rock, MPB, nativista, samba, entre outros, ouvir e apreciar uma boa música é praticamente universal. Por trás de melodia e letra, que se desenvolvem pelo intérprete, existe toda a criatividade e sensibilidade que dá forma a canções que emocionam e animam multidões de pessoas. Essa é a essência do trabalho desenvolvida pelo compositor, que tem sua profissão lembrada no dia 15 de janeiro, amanhã. O Dia Mundial do Compositor homenageia os profissionais da área de todo o mundo, especialmente por seu trabalho e esforço para compor, escrever e criar músicas.

Jonas Demeneghi é um dos profissionais reconhecidos que trabalham com música em Santo Ângelo. Ele começou a trabalhar profissionalmente com a música aos 14 anos. No total, são 22 anos de envolvimento profissional com a música nos palcos, no estúdio e em sala de aula. Quanto ao que mais lhe marcou em sua trajetória, destaca que “a música está sempre nos proporcionando momentos marcantes, a energia do público durante um show especial, a emoção de ver o talento de um aluno desabrochando, o retorno de alguém que se emocionou ouvindo uma de nossas músicas”.

Para Jonas, as notas musicais, o ritmo e a poesia, são elementos mágicos que o compositor usa para retratar o cotidiano, possibilitando uma compreensão mais aprimorada da vida, do belo. “Não existiria música se não existisse o compositor. É do compositor que a música nasce para desenvolver-se nas ‘mãos’ do intérprete”, avalia.

Em seu estúdio, Demeneghi trabalha com a música em todas as fases de criação. “Há casos em que partimos da composição à interpretação e produção. Há casos em que o cliente nos traz a letra e nos encarrega do restante, em outros casos trabalhamos somente a produção. Com nossos alunos, desenvolvemos atividades de composição e já vimos nascer, em sala de aula, a partir de exercícios específicos, músicas lindíssimas”, conta, complementando que, “trabalhar com a música é exatamente isso: uma oportunidade de aliar prazer e trabalho”.

Embora trabalhe com todas as fases da produção musical, as criações melódicas e os arranjos musicais são os trabalhos que mais encantam o músico. “Estar no palco e poder sentir a energia do público é outra atividade que para mim é fantástica”, destaca.
Para aqueles que estão iniciando uma atividade musical, Jonas Demeneghi deixa a mensagem: “trabalhe com amor e não pare de produzir, independente do resultado, porque ao longo do tempo, com devotamento ao que faz, você se qualifica e os resultados melhoram continuamente”.

Sobre o cenário musical atual, o profissional destaca que este reflete a ânsia do público em geral, o que avalia ser natural. “É importante, porém, ter a consciência de que nosso padrão mental naturalmente se eleva ou rebaixa de acordo com o que escutamos, por isso devemos buscar sempre apreciar a arte musical nova ou clássica que eleve nosso padrão habitual, pois esse contato modifica nossas percepções e nos faz crescer”, esclarece. Jonas comenta ainda que as novas mídias e o Youtube oferecem infinitas possibilidades. “A música, hoje, está mais presente e mais acessível, cheia de ferramentas que nos preparam para o futuro onde a arte cumprirá com sua finalidade de tornar o mundo melhor e mais sensível. É praticamente impossível passarmos um dia sem termos, de alguma forma, contato com a música. A música é a magia do nosso mundo”, finaliza. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here