Abre segunda o porto alfandegado em Porto Mauá

0
85

Na próxima segunda-feira (6), às 10h, na Aduana de Porto Mauá, haverá a cerimônia de abertura oficial do porto alfandegado para importação e exportação de cargas no ponto de fronteira Porto Mauá/Alba Posse.

Na década de 1970 havia esta atividade, mas foi suspensa. Após anos de luta e adequações, volta novamente a ser retomada.
Em 14 de junho de 2007, foi realizada a primeira travessia teste com um caminhão de grande porte para averiguar as adequações que deveriam ser realizadas nos portos do Brasil e Argentina.

Em 9 de setembro de 2011, dentro das festividades da 11ª Expomauá, ocorreu o ato que regulamentou o funcionamento do Porto Alfandegado, onde na oportunidade Paulo Renato Silva da Paz, superintendente da Receita Federal, assinou o convênio entre Receita Federal e o Município para prestar os serviços aduaneiros.

Para concretização deste sonho, muitos recursos públicos municipais foram investidos, tanto no porto aduaneiro (novo acesso às balsas), como no porto seco (instalação completa de toda infraestrutura para vistoria dos caminhões de carga).

Foram várias etapas gradativas necessárias, tais como: recebimento em Cessão de Uso do porto alfandegado (porto seco), assinaturas de convênios de cooperação, criação de escritório da Uvagro (Unidade de Vigilância Sanitária), novo acesso às balsas, conclusão do porto seco, entre outras exigências, fases necessárias para liberação da importação e exportação de cargas através do Porto Internacional de Porto Mauá.