Abuso sexual e indisciplina escolar são desafios do Conselho Tutelar Regional

0
92

Coordenadora do Conselho Tutelar afirma que falta fortalecimentos das Redes de Proteção

Nesta segunda-feira (3), iniciou em Santo Ângelo a 12ª edição do Curso de Capacitação da Escola de Conselhos de Direitos Humanos e Conselheiros Tutelares da Região das Missões. O intuito da capacitação é a formação dos conselheiros tutelares e de direitos humanos, visando dar apoio e conhecimento, para fortalecer assim as atividades da Rede de Proteção. A relação da legislação aliada ao cotidiano do Conselho e políticas públicas também serão debatidas durante o encontro. “É um espaço de troca, onde tratamos dos temas educação, saúde, segurança, questões como a família na atualidade e o estímulo ao trabalho em rede”, explica o supervisor José Carlos Sturza.

Para a coordenadora Regional do Conselho Tutelar, Mara Marchi, a escola tem a importante função de dar subsídios aos conselheiros para buscarem apoio em seu município. Mara afirma que os principais desafios a serem superados na região são o abuso sexual e a indisciplina escolar. “Acredito que a questão do abuso sexual ocorre pela falta do trabalho em conjunto da Rede de Atendimento. Já a indisciplina escolar é resultado da inexistência de educação familiar”, explica a coordenadora. Ela afirma ainda que o Conselho Tutelar não tem a função de exercer o papel de educador. “Essa função é exclusiva da família. Nossa finalidade é garantir que os direitos sejam cumpridos”, ressalta.

O curso abrange 75 municípios da região das Missões e cerca de 130 participantes estão inscritos. Os paineis dos dois últimos dias serão com temas que os próprios participantes irão propor. “Esperamos que os conselheiros indiquem as principais dificuldades, para que possamos encontrar soluções para a região”, ressalta José Carlos.

O encontro tem o apoio da OAB, Comdica e Faccat (Faculdades Integradas de Taquara) e Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS) e vai até sexta-feira (7), retornando nos dias 15 e 16 de julho.