Administração municipal inaugura o Departamento da Mulher de Santo Ângelo

0
110

Órgão, que funciona na zona Norte, será um instrumento de luta e organização das mulheres

Foi inaugurado no final da tarde desta quarta-feira (7), dentro das atividades alusivas ao Dia da Mulher, o Departamento da Mulher de Santo Ângelo, por iniciativa da Administração Municipal. O órgão será um dos principais instrumentos de luta e organização das mulheres do município.

Segundo a coordenadora, Simone Lunkes, o Departamento é uma reinvidicação antiga das mulheres. A partir de sua instalação a ideia é pleitear a Delegacia da Mulher. “Este é o pontapé inicial para lutarmos pela delegacia da mulher. É uma exigência do Estado para dar o encaminhamento de criação da delegacia”, disse.

Depois, o próximo passo será reinvidicar pela Casa de Passagem para abrigar momentaneamente as mulheres vítimas de violência e os seus filhos.

Simone explica que os principais objetivos do Departamento serão assessorar, apoiar, assistir e articular ações de políticas públicas voltadas à mulher. Também estão previstas promoções de campanhas. “Vamos trabalhar por meio da rede de proteção à mulher, atendendo aquelas vítimas de violência ou de discriminação. Neste primeiro momento será feito um mapeamento sobre as necessidades das mulheres do município para conhecer a realidade em que elas vivem”, falou.

Além da coordenadora, o Departamento possui uma secretária e uma psicóloga voluntária.

A localização é: Rua Marechal Floriano, esquina com a Carlos Gomes, 555, Bairro Centro Norte (junto às futuras instalações do CRAS).

O horário de funcionamento do órgão é de segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.