Advogados prestigiam encontro de chapas de oposição à eleição da OAB

0
89

Na noite da última sexta-feira (9), na sede campestre do Clube Gaúcho, integrantes da chapa OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) dos advogados, para os advogados, em defesa da sociedade realizaram um jantar para recepcionar o candidato de oposição à seccional estadual da OAB, Ricardo Cunha Martins. O grupo encabeçado pelo advogado Itaguaci José Meirelles Corrêa concorrerá à presidência da Subseção da OAB de Santo Ângelo para renovação de sua diretoria. A eleição será realizada no dia 19 de novembro (veja mais detalhes da eleição na página 12).

O candidato Cunha Martins observou que “uma OAB independente não pode estar atrelada a entes estatais, tampouco apresentar vínculo funcional ou hierárquico com órgãos da administração pública, partidos políticos e grupos ideológicos, quer na sua constituição interna, quer no desenvolvimento das suas atividades. Defendemos a independência através da democracia, na defesa da cidadania e das suas prerrogativas, que traduzem a garantia dos direitos individuais frente aos poderes do Estado”.

Outro tema que dominou os debates em torno das necessidades de mudança na OAB, inclusive sendo tema de manifestação veemente do candidato Itaguaci Meirelles Corrêa, foi a necessidade de uma nova visão sobre o tratamento da verba honorária como prerrogativa indisponível, prioritária e alimentar, com a proibição legal do critério subjetivo no seu arbitramento e a atenção ao advogado idoso, na busca de uma previdência digna a amparo.