Aeroporto: demora na entrega dos resultados pode gerar atraso na retomada das obras

0
127

Previsão é de que serviços sejam reiniciados só em janeiro

Depois de um ano conturbado de indefinições sobre as obras do Aeroporto Regional, exclusão e reinclusão da empresa responsável e inúmeras prorrogações de prazo, a obra de asfaltamento deverá ser retomada somente no próximo ano. Isso porque a análise da qualidade do material asfáltico utilizado pela empresa Cotrel, realizada por uma equipe da Fundação de Ciência e Tecnologia que faz, por meio de amostragem, a verificação da qualidade do asfalto utilizado, deverá ser liberada para a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra) apenas na próxima semana.

O diretor do Departamento Aeroportuário da Seinfra, Jorge Tadiello, explica que a empresa Cotrel, responsável pelas obras do Aeroporto, já apresentou ensaios à secretaria referentes à qualidade do material utilizado, mas que o órgão precisa, mesmo assim, realizar uma análise criteriosa. “Em função de o Estado não contar com um laboratório próprio para essa análise, precisamos terceirizar com a Fundação, o que acaba atrasando um pouco a vinda dos resultados. No entanto, eles devem chegar no máximo na próxima semana”, destaca.

Tadiello frisa ainda que a Seinfra está otimista no que diz respeito aos resultados e que o atraso deles não deve, de fato, alterar o cronograma de entrega. “Nesse tempo de espera, eles estão realizando outras obras no Aeroporto, como o cercamento da área e a terraplanagem de alguns trechos”, afirma.

RETORNO SÓ NO PRÓXIMO ANO
Questionado sobre a demora na resposta e a possibilidade de a aprovação ocorrer no período das festas de final de ano, o diretor aeroportuário explica que a retomada do trabalho dependerá de como a Cotrel acertar com seus funcionários. “Eles têm um cronograma a cumprir e sabem que devem entregar as obras finalizadas até o fim do prazo, por isso penso que vão se organizar para conseguir fazer isso”, assinala.

A empresa, que já pediu duas prorrogações da entrega das obras desde que reassumiu os trabalhos, tem até o final de janeiro para entregar à comunidade santo-angelense as obras do Aeroporto. No entanto, caso a Seinfra não esteja de acordo com os resultados apresentados até a próxima semana, a Cotrel receberá um prazo para apresentar uma solução técnica, o que pode resultar em mais um atraso.

“Mas não imaginamos que isso possa acontecer. Os resultados dos ensaios apresentados por eles foram positivos e não pensamos que estejam fora das classificações impostas pela Seinfra”, finaliza Tadiello.