AGDI apresenta plano de desenvolvimento para Agroindústria Familiar da região Missões

0
76

A Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) irá se reunir com o Arranjo Produtivo Local (APL) Agroindústria Familiar, da região Missões, na sexta-feira (15), 9h, na Universidade Regional Integrada (URI), no município de Santo Ângelo. Na ocasião serão apresentados os Programas de Fortalecimento de Cadeias e Arranjos Produtivos Locais para todas as empresas e instituições que estão inseridas e que apoiam os arranjos.

O objetivo é organizar uma agenda de trabalho com os representantes, com a finalidade de estruturar o plano de desenvolvimento dos APLs. O APL é uma articulação entre empresas, trabalhadores, governos e instituições, colocados em regime de colaboração, com o objetivo de desenvolver atividades econômicas correlatas. Ele age sobre uma mesma região e estimula vínculos de produção, interação e aprendizagem.
Para o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sérgio Kapron, o caminho da cadeia produtiva é iniciar a sua agroindustrialização. “O desafio da região é inovar para conseguir diversificar sua produção e se inserir no mercado. Com cooperação e agregando valor as suas culturas, o arranjo tem tudo para dar certo”, afirmou Kapron.

No dia 25 de maio, o Diário Oficial do Estado publicou a súmula do resultado dos sete novos arranjos aprovados. O Governo irá dispor de R$ 2,4 milhões para investir nos planos de desenvolvimento e estruturação dos APLs. Até 2013, a meta da AGDI é lançar novos editais e inserir 20 novos Arranjos Produtivos Locais.