Agentes da Susepe recebem curso para gerenciamento de crise

0
108

Capacitação aconteceu na última quinta-feira no auditório da 3ª DPR Santo Ângelo Durante a manhã e a tarde da última quinta-feira (12), a Escola dos Serviços Penitenciários, em parceria com a 3ª Delegacia Penitenciária de Santo Ângelo, promoveu a Capacitação de Gerenciamento de Crise em Prisões, no auditório da 3ª DPR Santo Ângelo.
Cerca de 40 servidores, entre agentes penitenciários administrativos e técnicos superiores penitenciários, receberam qualificação profissional relativa à doutrina do gerenciamento adaptado ao ambiente prisional. 
De acordo com o agente penitenciário Rodrigo Coelho, um dos palestrantes da capacitação ao lado de João Garcez , há dois anos vem sendo feito um trabalho de capacitação no quadro funcional da Susepe, com cursos diversos, inclusive no interior do Estado. “O curso que aplicamos aqui é de gerenciamento de crise, não é um trabalho convencional. A doutrina do gerenciamento de crise existe há mais de 20 anos, mas é policial, e a Escola adaptou esse curso para o ambiente prisional, em que o entendemos que existe um número muito maior de crises, de motins e de rebeliões do que em qualquer outro sistema brasileiro”, destaca.
Pela parte da manhã foi realizada a parte de instruição aos agentes e pela tarde o uso de técnicas de negociação e a simulação de crise prisional com os participantes. “A crise prisional é muito presente, é um quotidiano das prisões, e a capacitação é importante para preparar os profissionais que têm contato de alguma forma com o sistema penitenciário”, completa Rodrigo.