Agricultores familiares recebem Pavilhão no Parque da Fenamilho

0
88

Espaço fica localizado em frente ao auditório Iglenho Burtet

No final da manhã desta sexta-feira (21), a Prefeitura de Santo Ângelo inaugurou o Pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque da Fenamilho.

Participaram da solenidade o prefeito Eduardo Loureiro, o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marcos Regelim, além de secretários, autoridades e agricultores familiares de Santo Ângelo.

Para o prefeito Eduardo Loureiro, que articulou a aprovação do projeto no Governo Federal com o apoio do deputado Elvino Bohn Gass, a construção do pavilhão vai melhorar a infraestrutura do parque e possibilitar um espaço mais adequado para a agricultura familiar não apenas durante a Fenamilho, mas também em outros eventos. “A agricultura familiar sempre foi uma das prioridades do nosso governo. A nossa região tem vocação para diversificar a sua produção e precisa de incentivos para isso”, salienta.

Por sua vez, o deputado federal Elvino Bohn Gass parabenizou Santo Ângelo pela conquista. “Insistimos para que os recursos para a construção desse pavilhão fossem liberados. E isso só foi possível com a contrapartida do município, que destinou R$ 76 mil para a obra”, complementa.

Diomar Formenton, representante dos agricultores familiares, técnico agrícola da Emater e agora vereador eleito de Santo Ângelo, observou que a diversificação da produção realizada pelos agricultores familiares é um importante fator de desenvolvimento. “A razão de estarmos inaugurando esse pavilhão são os agricultores. Hoje temos mais de 50 produtos feitos em Santo Ângelo, oriundos das agroindústrias. E temos capacidade para diversificar mais. Agora teremos um local adequado para que os consumidores possam chegar aqui e ter as condições para adquirir os produtos dos agricultores familiares”, complementou.

Recursos federais

O novo espaço dos agricultores foi erguido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a partir de projeto encaminhado pela Prefeitura de Santo Ângelo, que investiu a contrapartida. O total de recursos chega a R$ 276.924,13. O pavilhão possui infraestrutura completa para 32 expositores, em uma área de 419 metros quadrados.