Agricultura familiar será destaque durante a 2ª Mostra Missões

0
79

Comercialização de produtos, seminários, exposições e assinatura de projeto estão na programação

No Ano Internacional da Agricultura Familiar, a temática permeará grande parte dos atrativos da 2ª Mostra Missões, que ocorre de 19 a 22 de junho, no Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo. Seminário para debates, comercialização de produtos coloniais, artesanato e pecuária estão na programação do evento, que é vitrine das potencialidades da agricultura familiar da região, que compreende 25 municípios.

No pavilhão da agricultura familiar, estará representada a diversidade de alimentos e produtos pelo segmento na região. Serão comercializados produtos de agroindústrias como queijos, doce de leite, bolachas, pães, cucas, derivados de uva e cana-de-açúcar, hortaliças e frutas durante a Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar (Feaagri), inserida na programação da Mostra Missões.

Também haverá mostra e comercialização de gado de corte, bem como de cavalos crioulos. Da mesma forma, o gado leiteiro estará em evidência no município em que pelo menos 550 famílias produzem, diariamente, em torno de 50 mil litros de leite. Haverá ainda exposição de pequenos animais e floricultura.

Além disso, o presidente da Comissão de Agricultura da Mostra Missões, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Álvaro Uggeri Rodrigues, destaca que o papel estratégico da agricultura familiar na produção de alimentos e na sustentabilidade da sociedade será debatido em um seminário inserido na programação. O evento ocorrerá na sexta-feira (20), a partir das 8h30, com a participação de agricultores familiares e lideranças de diferentes pontos da região.

Na pauta, apresentação e assinatura do projeto de lei municipal que propõe a proteção e preservação de nascentes e cursos de água; palestra sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, com o ministro Miguel Rosseto, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); e exposição sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar, sob responsabilidade de representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch, fecha o ciclo de palestras. Logo após haverá espaço para debates.

Outras informações sobre a participação da agricultura familiar na 2ª Mostra Missões podem ser obtidas pelo telefone (55) 3312-1414.