Alfredo Tonetto institui o ‘crediário’, em 1962, na Casa Jota, na Rua 25 de Julho

0
434

O sistema de venda a crédito, popularmente conhecido como crediário, foi implementado em Santo Ângelo, em 1962, na extinta Casa Jota. Quem acreditou nesta modalidade de compra com pagamento parcelado em carnê foi um catuipense Alfredo Tonetto, filho do madeireiro Ângelo e dona de casa Ana Maria Tonetto (in memorian).

Foi no prédio localizado no Calçadão da Rua 25 de Julho, no Centro de Santo Ângelo (que leva o nome da família: Galeria Tonetto), que a partir de 1966 funcionou em dois andares a Magazine Jota Calçados.

Tonetto conversou com o jornalista Oda Kotowski em julho do ano passado. Arquivo/JM

Para colocar em prática o sistema, Alfredo visitou lojas em Caxias do Sul, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Ele queria um crediário com segurança e se informou na Prefeitura quem possuía residência fixa em Santo Ângelo, porque este seria um pré-requisito para se tornar um cliente.

“Eu não estava preocupado com o que ganharia, mas quantos clientes viriam até uma de minhas lojas para comprar outras vezes”, recordou Alfredo no dia que o repórter Oda Kotowski conversou com ele, ainda em julho o ano passado. Alfredo também foi proprietário da Loja Tonetto, Jóia Calçados, Couro Moda e Barateira.

Para que a ideia desse certo, dois vendedores passaram a visitar as residências para vender meias, cada uma custando 1 mil cruzeiros (hoje o equivalente a R$ 36,00). Quem comprava, tinha a oportunidade de pagar parcelado em três vezes.

“Fizemos 18 mil clientes no crediário. Eles vinham até uma de nossas lojas pelo menos três vezes ao ano, para pagar o carnê e acabaram sempre comprando outros produtos”, contou. Tonetto teve cerca de 40 colaboradores. “Para mim, o funcionário também era dono do negócio. Recebiam comissão por produtividade. E quando encerrei as atividades das minhas empresas, praticamente todos estavam preparados e hoje são donos de suas próprias lojas”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here