Alunos do Ensino Fundamental do Verzeri terão aulas de robótica

0
110

Escola firmou parceria com Escola de Robótica de Novo Hamburgo, com início no segundo semestre

A partir de agosto, os alunos de 2º ano do Ensino Fundamental até a 8ª série do Colégio Tereza Verzeri de Santo Ângelo, terão a oportunidade de aprender robótica como atividade extracurricular. A escola firmou uma parceria com a Escola de Robótica de Novo Hamburgo, que fornecerá todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades, além de professores capacitados.

Na tarde de terça-feira, o engenheiro eletrônico Hiran dos Santos e o administrador Flávio Freitas, estiveram no colégio para demonstrar aos alunos as possibilidades que a robótica educacional oferece. “O objetivo da robótica na escola é trabalhar o desenvolvimento dos alunos. Trabalha o raciocínio lógico, matemático, trabalha com mecânica, cor, tempo, faz os estudantes terem que pensar e tomar a melhor decisão, além de experimentar. A gente aprende fazendo, aprende com os erros e as tentativas”, salienta Hiran.

Os robôs utilizados nas aulas são todos desenvolvidos com uma tecnologia Lego NXT, uma das mais avançadas para o setor educacional. E são propícios a exercitar a criatividade das crianças. É possível desenvolver robôs que lutam Sumô, que jogam basquete, golfe, etc.. Cada aluno desenvolve o seu modelo, programa em um notebook e passa, via USB, ao robô. “Inicialmente eles aprendem a mecânica. Na segunda aula já ocorre à montagem do robô”, salienta o engenheiro eletrônico.

A coordenadora pedagógica do Colégio Tereza Verezeri Janice Veloso, salienta que a atividade de robótica é uma grande inovação para Santo Ângelo. “É uma atividade extracurricular que vem para qualificar ainda mais nosso ensino”, observa.

A Escola de Robótica de Novo Hamburgo já desenvolve as atividades em mais de 40 escolas do Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre a Tecnologia Lego NXT

– O Conjunto de Ferramentas Robótica Mindstorms NXT da LEGO, possui uma série de elementos, como: Microprocessador de 32 bits com memória flash; Enorme display de tabela de ponto; Alto-falante com som real; Interface digital com fio integrado aos sensores inteligentes e a componentes secundários; 4 portas receptoras para os sensores, e 3 portas emissoras para os motores; Sensor de Toque: Reage ao toque ou liberdade; Sensor de Som: Reage a comandos de som; Sensor de Luz: Detecta diferentes. cores e intensidade de luz; Sensor Ultrasônico: Percebe movimentos e detecta objetos; 3 Motores Interativos: Controle preciso de seu robô.

O sensor de rotação interno pode medir os graus de um passo. Programa de interface simples, totalmente novo, fornecido pela National Instruments LabVIEW baseado na programação de arrastar e soltar – do iniciante ao experiente! Contém 18 desafios orientados com instruções de construção, suporte de programação, dicas e truques!