Alunos do Ensino Médio conhecem o IF Farroupilha

0
99

Cerca de 150 estudantes concluintes do Ensino Médio estiveram na Instituição

O Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Santo Ângelo realizou, na última semana, o evento Conhecendo o IF Farroupilha. A instituição recebeu cerca de 150 estudantes concluintes do Ensino Médio, acompanhados de alguns de seus professores.

Marcaram presença as Escolas Estaduais de Ensino Médio Unírio Carrera Machado, Augusto do Nascimento e Silva e o Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, que compareceu com as turmas de Ensino Médio e de Magistério.

RECEPÇÃO
Os visitantes foram recepcionados no auditório do Câmpus, onde o diretor de Ensino, professor Leandro Daronco, falou sobre o IF Farroupilha, destacando tratar-se de uma instituição pública que oferece ensino de qualidade e dispor de capital humano qualificado. Mencionou também os cursos ofertados e a forma de acesso a eles. Em sua fala, o professor enfatizou que “o futuro da região passa pela educação, que não é o caminho mais fácil, mas o mais seguro”.

EIXOS APRESENTADOS
Na sequência, a coordenadora do Eixo Informação e Comunicação, professora Andrea Pereira, apresentou os cursos ofertados dentro do referido Eixo: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Informática para Internet.

Do mesmo modo, a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, professora Lara Wagner, falou sobre o curso aos visitantes e a coordenadora do Eixo Ambiente e Saúde, professora Margot Seiffert, apresentou os cursos ofertados pelo Campus Santo Ângelo dentro do Eixo: Técnico em Gerência de Saúde, Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética e Técnico em Estética Integrado ao Ensino Médio. A professora Maria Aparecida Paranhos falou sobre o Curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio, que será ofertado a partir do próximo ano. Com duração de 3 anos, o Técnico em Agricultura será diurno e tem como foco a agricultura familiar e a agroecologia.

INGRESSO
A servidora responsável pelo Setor de Registros Acadêmicos, Andrea Fideles, explicou as formas de ingresso e passou informações importantes sobre as inscrições. A seleção para os cursos técnicos subsequentes se dá pela nota do Enem. Os candidatos podem valer-se da nota do Enem de 2013, 2014 ou 2015. As inscrições devem ser feitas no site do IF Farroupilha www.iffarroupilha.edu.br/proseletivo, até o dia 22 de dezembro. Para o curso superior, a seleção também ocorre pela nota do Enem, mas o candidato precisa se inscrever através do Sisu, acessando o site: www.sisu.mec.gov.br

Para os cursos integrados, o ingresso ocorre por processo seletivo realizado pelo próprio Instituto. As inscrições para o Proeja ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de dezembro, no Setor de Registros Acadêmicos. As inscrições são gratuitas.

LABORATÓRIOS
Na segunda parte da programação, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de enfermagem, de estética, de química e de informática, além da sala do curso de gerência de saúde. A visitação também incluiu o prédio administrativo do Campus, passando pela biblioteca, Setor de Tecnologia da Informação e demais setores administrativos.

Ao final, todos foram agraciados com uma apresentação de dança da estudante Daniela da Silva de Vargas, do Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte de Informática.