Ano letivo na rede municipal inicia nesta segunda-feira

0
101

Um encontro de formação de professores, realizado nesta sexta-feira (22) no Teatro Antônio Sepp, marcou a volta aos trabalhos na rede municipal de ensino. O evento reuniu professores, diretores e autoridades.

Uma das atividades foi a palestra “Educação e qualidade”, com a pedagoga Maria Terezinha Teixeira Santos. Ela fez uma reflexão com os professores sobre “que qualidade estamos falando”, onde trabalhou os indicadores de qualidade nas escolas. “Hoje eu tenho aqui a matéria-prima da qualidade da educação, que é o professor. Temos que construir com ele os índices de qualidade, e entender que escola de qualidade também é escola inclusiva”, disse ela.

A secretária municipal de Educação, Rosa Maria de Souza, afirma que a Secretaria está organizando os quadros de recursos humanos das escolas. “Algumas escolas dispõe de vagas ainda, mas todas estão preparadas para receber os alunos neste segunda-feira”, destaca. O calendário escolar inicia agora e terá um recesso de 15 dias em julho. A previsão é que as aulas terminem em meados de dezembro.

CONCURSO

Rosa de Souza informa ainda que foi prorrogado o período de validade do concurso público para monitor de educação infantil, que venceria neste domingo. “Vamos pedir a prorrogação de todos os concursos na área da educação. A ideia é chamá-los futuramente, através de nomeação, para atender a demanda que temos”, informa ela. A secretária diz ainda que no caso de necessidade de transporte escolar e preenchimento de vagas de professores, as situações são vistas caso a caso.

ESCOLA JOSÉ BARCARO

No caso da Escola José Barcaro, a previsão é que seja ativada até o final do primeiro semestre, para no segundo semestre iniciarem as aulas. Os 136 alunos que estavam matriculados foram direcionados para outras escolas, e são levados através do transporte escolar.

Na rede municipal, há mais de 5 mil alunos matriculados. São 524 professores em atividade nas escolas do município. “Os pais que tiverem dúvidas, procurem a escola ou a Secretaria de Educação”, completa a secretária Rosa.