Arfom realiza plantio de 180 mudas de árvores dando continuidade ao Túnel Verde

0
117

Atividade ocorreu em alusão ao aniversário da Associação

Em comemoração ao seu 26º aniversário, a Associação de Reflorestamento (Arfom) realizou ontem o plantio de árvores no Túnel Verde, localizado na estrada em direção ao Rincão do Sossego, em Santo Ângelo. Cerca de 180 mudas de espécies nativas como cerejeiras, ipê roxo, araucárias e araçá, foram plantadas ao longo de 150 metros de extensão.

O coordenador técnico da Arfom, Nelson Lopes de Almeida, destaca que além da comemoração pelo aniversário da instituição, a atividade fez parte de projeto de arborização dos dois lados da estrada, formando um túnel verde, desde próximo à cidade, até o Rincão do Sossego, totalizando cinco quilômetros. “Quatro quilômetros já estão prontos e a previsão é a conclusão do túnel em dois anos”, explica.

Mais de 60 pessoas se envolveram nas atividades de ontem. Participaram da iniciativa integrantes do Grupo de Escoteiros Medianeira, alunos Escola Pedro II, representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e da Agricultura, da secretaria de Meio ambiente de  Entre-Ijuís e do Estado, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

As mudas foram plantadas nas margens da estrada, na propriedade de Paulo Rodrigues, da Granja do Sossego,  que também é apoiador da iniciativa. O presidente da Arfom, Oswaldino Lucca, ressalta que “ações como esta são muito importantes, não somente para a Arfom, mas para o próprio meio ambiente e para a comunidade. Além de marcar o aniversário da Associação, a iniciativa integra um projeto maior voltado ao turismo ecológico, para que no local sejam realizadas caminhadas, cavalgadas e passeios ciclísticos”.