Assembleia aprova projeto que institui a Semana de Combate à Dengue

0
103

A matéria segue agora para sanção ou veto do governador José Ivo Sartori

 Por 46 votos a favor e nenhum contrário, a Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta terça-feira, o projeto de lei que institui a Semana Estadual de Combate à Dengue no Rio Grande do Sul, iniciativa do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT). A matéria segue agora para sanção ou veto do governador José Ivo Sartori.

A proposta aprovada visa realizar encontros, debates, campanhas educativas e outras atividades de orientação e prevenção a dengue, a serem realizadas anualmente, sempre a partir do penúltimo sábado do mês de novembro, Dia Nacional de Combate à Dengue. O projeto diz que, para executar as ações, o governo do Estado poderá celebrar convênios com municípios e entidades interessadas em participar das atividades.

Eduardo Loureiro ressalta que a dengue é uma doença infecciosa grave e de incidência crescente no Estado, com potencial para um grande problema de saúde pública, por ter se tornado endêmica, apresentando-se durante todos os anos e observando-se um aumento em todos os verões. “A melhor e única forma atual de combate à dengue é a prevenção, através do combate ao vetor aedes aegypty, pois ainda não há vacinas eficazes ou medicamentos específicos”, completa o deputado.

O parlamentar reforça a necessidade de campanhas regulares de conscientização de toda população, de combate ao mosquito em seus criadouros, inspeções domiciliares, educação em saúde e mobilização social. “Os gestores públicos de saúde devem organizar campanhas de prevenção e combate, seguindo recomendações da vigilância epidemiológica. É importante a participação de toda sociedade civil, meios de comunicação, poderes públicos, conjuntamente para exterminar essa doença ou minimizar seus prejuízos graves, inclusive vidas”, acrescenta.