Assentados fazem mobilização no trevo da CESA em São Luiz

0
88

MST reinvidica melhores políticas de apoio ao produtor rural

Representada pela bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, a via campesina está realizando mobilização nesta quarta-feira (01), no trevo de acesso a São Luiz Gonzaga, em frente à CESA.

Segundo uma das coordenadoras do movimento, Silvia Reis Marques, este ato está sendo realizado em reinvindicação por melhores políticas de apoio ao pequeno produtor rural em fase de estiagem. Pede-se ao governo do Estado a liberação de trigo para os animais, Bolsa Estiagem para que os pequenos agricultores assentados possam sobreviver neste período de seca, reabertura das renegociações das dívidas, liberação de recursos para emergências e ainda agilidade no fornecimento de caixas d’água e cestas básicas para as famílias assentadas.

"Nós queremos estar produzindo, queremos pagar nossas dividas, mas precisamos de políticas que nos atendam”, anuncia Silvia Reis.

A manifestação ocorre em outros nove pontos do estado do Rio Grande do Sul. Em São Luiz Gonzaga em torno de 250 pessoas estão mobilizadas. Espera-se que ainda hoje o governo anuncie uma resposta a estes movimentos, caso contrário o ato não se dará ao fim. Poderá ainda ocorrer uma paralisação na BR-285, naquele trecho.