Atletas de Santo Ângelo conquistam títulos na Copa Bento Gonçalves

0
118

Competição de levantamento de peso olímpico ocorreu no final de semana

No final de semana, jovens mostraram a “força” e a capacidade de Santo Ângelo para formar atletas que disputem competições de alto nível. Anderson de Oliveira Pires, de 16 anos e Gabriel de Melo Pereira, de 14 anos, participaram da Copa Bento Gonçalves de Levantamento de Peso Olímpico e, de acordo com o treinador José Schneider, que também é diretor técnico da Federação Esportiva de Levantamento de Peso do Rio Grande do Sul (Felp/RS), conquistaram excelentes resultados.

Anderson foi o campeão na categoria Júnior até 17 anos. Com 63 quilos de peso corporal, o atleta levantou 75 quilos no arranque e 95 quilos no arremesso, totalizando 170 quilos levantados. Com o resultado, o atleta também conquistou o título de campeão na categoria Adulto. Gabriel, com 76 quilos de peso corporal, foi campeão na categoria Júnior até 15 anos. Ele levantou 65 quilos no arranque e 80 quilos no arremesso, totalizando 145 quilos, sendo que na categoria Adulto ficou na 5ª colocação.

Na classificação geral, através de fórmula denominada Coeficiente Sinclair, que calcula a força do atleta levando em consideração o peso corporal dele e a quantidade de peso que conseguiu levantar, e dessa forma demonstra o mais forte da competição, Anderson ficou na 5ª colocação, com força para levantar 239 quilos e Gabriel na 15º colocação, com força para levantar 183 quilos, em comparação com os outros atletas.

A competição disputada em Bento Gonçalves contou com a participação de 19 atletas de cidades como Porto Alegre e Canoas, e ainda do Paraná. Para participar da Copa e representar Santo Ângelo, os atletas contaram com o patrocínio da empresa Abase Sistemas, de Três de Maio, que já vem auxiliando o projeto. Conforme Schneider, os atletas santo-angelenses estão competindo no mesmo nível que atletas nacionais e a tendência é que disputem o Campeonato Brasileiro no próximo ano. No início de dezembro eles irão participar do Campeonato Gaúcho, que ocorre em Porto Alegre.

FUTURO DE PESO
Os atletas Anderson e Gabriel e mais três atletas, realizam os treinamentos em espaço localizado junto ao Ginásio Municipal Marcelo Mioso, a partir do projeto Futuro de Peso, que ensina a prática do levantamento de peso para crianças e adolescentes de entre 11 e 14 anos. Os treinamentos são gratuitos e ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 18h30. Os treinamentos e orientações são realizadas pelo Diretor técnico da Felp/RS, José Schneider. Santo Ângelo está entre as três cidades do Estado que possuem Centro de Treinamento de Levantamento de Peso Olímpico.