Ato simbólico de início das obras do Instituto Federal de Santo Ângelo será nesta quarta

0
90

Cerimônia será nas margens da ERS-218, onde ficará o campus

Nesta quarta-feira (19), às 17h, acontecerá o lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) de Santo Ângelo, bem como o ato simbólico de início das obras. A solenidade será na área de 50 hectares, nas margens da ERS-218, com a presença da reitora do Instituto Federal Farroupilha de Santa Maria, Carla Jardim.

O chefe do Executivo municipal, Eduardo Loureiro, destaca que o ato representa importante avanço na área da educação. “A instalação do Instituto Federal, que terá status de universidade, possibilitará ensino superior gratuito à população não apenas da cidade, mas também da região. Foi um amplo trabalho de articulação para tornar realidade esse projeto que beneficiará uma gama de estudantes”, observou o prefeito.

OBRA DO CAMPUS

Conforme previsto no edital de licitação, o valor de construção para os dois prédios (um administrativo-pedagógico e outro com salas de aula e laboratórios) será de R$ 6,4 milhões. Os prédios compreenderão uma área de 4.364,40 m².

Para viabilizar esse projeto a Prefeitura de Santo Ângelo repassou ao Ifet uma área de 50 hectares, onde antes funcionava o Centro Agrícola da Cotrisa. A área, que era do Governo Federal, foi ocupada por anos pela Cotrisa e, através de ampla articulação da Prefeitura com o Ministério do Planejamento, foi repassada ao Município, que doou-a para o Ifet para a construção dos prédios. A área total soma 100 hectares. Os outros 50 hectares foram destinados a um distrito industrial, denominado Leo Fett, que está na fase de licenciamento ambiental.

O município também terá como contrapartida o cercamento e sinalização no futuro campus, obras de terraplanagem e pavimentação do acesso ao instituto, serviço de vigilância, entre outros serviços.

INFRAESTRUTURA

Inicialmente serão construídos dois prédios de dois andares cada. No prédio A haverá 10 salas de aula, três laboratórios de Informática, dois de Cuidados Humanos, além de laboratórios de Química, Física, Biologia, Anatomia Humana e DML. Também terá cantina, sanitários e área de circulação para os estudantes.

No prédio B funcionará a parte administrativa. Nele estarão as salas de recursos humanos, direção, tesouraria, telefonista, recepção, balcão de atendimento, salas de apoio, salas de estudos, sala de vídeos, casa de máquinas, entre outras.

CURSOS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santo Ângelo deverá implantar dois cursos, no primeiro ano de funcionamento. O projeto, porém, prevê para os próximos anos outros cursos nas áreas de saúde pública, agricultura, tecnologia da informação e turismo.

O campus de Santo Ângelo possibilitará o acesso de 1.200 alunos. A instalação do Ifet também vai promover a expansão e o desenvolvimento do setor educacional no município e região. Além das vagas para os estudantes, o Ifet vai gerar novos postos de trabalho com a contratação de 115 empregos diretos entre professores e funcionários que atuarão no instituto.