Augusto Nardes toma posse hoje como presidente do TCU

0
97

Nesta quarta feira, dia 12 de dezembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizará a cerimônia de posse de seu novo presidente, ministro Augusto Nardes, e vice-presidente, ministro Aroldo Cedraz de Oliveira.

Gaúcho de Santo Ângelo, Nardes é ministro do TCU desde 2005. Formou-se em administração de empresas e cursou pós-graduação e mestrado em estudos do desenvolvimento, em Genebra, na Suíça. Nardes foi deputado estadual por duas vezes e, por três ocupou o cargo de deputado federal. Indicado pelo Partido Progressista (PP), chegou ao Tribunal de Contas da União após obter 203 votos em eleição direta e secreta na Câmara dos Deputados disputada com mais três candidatos: José Pimentel (PT), que teve 137 votos, Osmar Serraglio (PMDB), com 75 votos e Carlos Nader (PL), que obteve 55 votos. No Senado Federal, o ministro Augusto Nardes obteve 96% dos votos, tendo sido publicado o Decreto Presidencial referendando a decisão do Congresso Nacional em 31 de agosto do mesmo ano.

Aroldo Cedraz de Oliveira é baiano de Valente e ocupa o cargo de ministro do tribunal desde 2007. É médico veterinário, professor universitário, com mestrado em Santa Maria (RS) e doutorado em Hannover, Alemanha. Exerceu quatro mandatos de deputado federal. Para ocupar a vaga de ministro do TCU, disputou votação secreta da Câmara dos Deputados, a qual venceu com 172 votos, contra os 148 votos dados ao deputado Paulo Delgado (PT-MG), 50 votos a Gonzaga Mota (PSDB-CE) e 20 votos ao deputado Ademir Camilo (PDT-MG). Confirmado pelo Senado, renunciou ao mandato de deputado federal para assumir o novo cargo em janeiro daquele ano.

 

A cerimônia de posse do novo presidente e vice-presidente do TCU será a partir das 16h, no Plenário do TCU em Brasília (SAFS Quadra 4, lote 1, anexo III, 2º andar).