Aulas das primeiras turmas do Pronatec 2013 iniciam na segunda

0
82

Cursos gratuitos serão ministrados pelo Senac e Senai

 O Governo Federal está investindo na qualificação profissional rápida e sem custos, a chamada formação inicial e continuada (FIC), uma boa oportunidade àqueles que, mesmo sem recursos financeiros, querem aproveitar o verão para incrementar o currículo.

São os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que se destinam a famílias de baixa renda e iniciam na próxima segunda-feira (21), com as primeiras seis turmas de 2013.

Segundo o coordenador regional da Agência de Desenvolvimento Social FGTAS/Sine, Rafael Rufino da Costa, nas primeiras turmas foram abertas 190 vagas e houve uma procura de 245 pessoas.

No Senai, os cursos são de Agente de Inspeção de Qualidade, Auxiliar Administrativo e Montador e Reparador de Computadores. Para estes cursos ainda restam algumas vagas para serem preenchidas.

No Senac, restam algumas vagas nos cursos de Web Design e Montador e Reparador de Computadores (esses cursos eram de Programa Soldado Cidadão, mas devido ao não fechamento de turmas, a escola oportuniza que qualquer outra pessoa possa se inscrever). No Senac ainda haverá aulas nos cursos de Auxiliar de Cozinha, Organizador de Eventos e Recepcionista.

As pessoas interessadas devem procurar diretamente as escolas, pois o prazo na Secretaria de Assistência Social já encerrou. “Esses cursos foram bem aceitos pela população, inclusive com a demanda sendo superior a da oferta”, ressalta Rufino.

Além do curso gratuito, o aluno ainda recebe vale transporte e vale alimentação. A idade mínima para participar do programa é de 16 anos. Alguns cursos, no entanto, têm exigências específicas, como idade mínima de 18 anos ou Ensino Médio completo.

Rafael Rufino disse que o número de vagas disponibilizadas diariamente no Sine são o reflexo da exigência da qualificação no mercado de trabalho. “Todos os dias possuímos em torno de 40 vagas de emprego para a comunidade, a maioria requer uma qualificação”, observa.

Algumas das vagas do Sine para esta quinta-feira (17): Assessor de Relações Públicas (cursando jornalismo ou relações públicas); Auxiliar de escritório (com curso técnico); Auxiliar de linha de produção (M); Auxiliar de pedreiro; Auxiliar técnico de montagem (M); Confeiteira; Consultor de Vendas (vivência como instrutor CNH E); Costureira (com experiência), a máquina na confecção em série; Desenhista técnico (curso de Corel Draw); Diarista; Empregada doméstica (p/morar em granja); Ferreiro (Funileiro); Gerente de depósito (experiência com medicamentos); Instalador de persianas (CNH B); Marceneiro; entre outros.