Aulas do próximo semestre letivo do Instituto Federal Farroupilha serão no novo câmpus

0
109

Reitora Carla Comerlato Jardim participou de reunião na unidade de Santo Ângelo

As aulas do próximo semestre letivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha), com previsão de início em fevereiro de 2015, serão ministradas no novo câmpus. A informação foi confirmada pela reitora Carla Comerlato Jardim, durante reunião realizada na tarde da terça-feira (23), para discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018.

O encontro ocorreu no 4º andar da sede provisória do câmpus Santo Ângelo, localizada ao lado da Secretaria Municipal de Educação (Smed), na Rua Antônio Manoel, e contou com a presença, além da reitora, dos pró-reitores, professores e servidores da unidade de Santo Ângelo do IF Farroupilha. Foram discutidos aspectos estruturantes do planejamento institucional, que faz parte do PDI, além de detalhes do processo seletivo, que terá as inscrições abertas no próximo dia 1º.

PDI
Iniciado em outubro do ano passado e concluído no dia 11 deste mês, por meio de resolução do Conselho Superior, que é o órgão máximo da instituição, o Plano de Desenvolvimento Institucional é uma espécie de planejamento estratégico para um período de cinco anos (2014-2018). Por força da legislação educacional brasileira, todas as instituições que trabalham com o Ensino Superior precisam, periodicamente, elaborar esse planejamento.

“O PDI é organizado em 11 itens. Destes, dez são obrigatórios, como, por exemplo, oferta de cursos e vagas para cada um dos anos que compõem o PDI, planejamento das necessidades de infraestrutura alinhadas com a oferta de cursos e vagas, a questão de políticas de ensino, de pesquisa e extensão, políticas de gestão de pessoas, entre outros. Ele é um planejamento sobre as atividades fim e meio que uma instituição como a nossa realiza”, esclarece a reitora.

Durante a elaboração do PDI foram realizadas inúmeras reuniões em todas as unidades do IF Farroupilha. Na fase atual, as reuniões concentram-se nas especificidades de cada câmpus. “Agora, estamos realizando uma rodada de reuniões em todos os nossos câmpus, com servidores e alunos, para que possamos conversar um pouco mais sobre ele e para que toda a comunidade possa se apropriar, definitivamente, dessas diretrizes que o PDI traz. Nessas reuniões, debruçamo-nos um pouco mais sobre as especificidades de cada câmpus. Hoje, nós tratamos, em um primeiro momento, sobre questões mais gerais, mas a maior parte do tempo foi destinada a questões que dizem respeito ao planejamento da unidade de Santo Ângelo”, explicou Carla Jardim.

PROCESSO SELETIVO
O prazo de inscrições para o Processo Seletivo 2015 do IF Farroupilha começará na próxima quarta-feira (1º) e se estenderá até o dia 2 de novembro. Elas poderão ser feitas on-line, por meio do site do instituto (www.iffarroupilha.edu.br). “Teremos também equipes de servidores do câmpus visitando escolas, divulgando o processo, distribuindo material”, salientou a reitora.

Serão ofertadas mais de 300 vagas em sete cursos. As provas estão agendadas para o dia 20 de novembro para os cursos técnicos e para o dia 21 de novembro para curso superior. “Já vamos ofertar, aqui em Santo Ângelo, neste processo seletivo, o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. As matrículas acontecem durante o mês de janeiro e as aulas se iniciam em 19 de fevereiro”, destacou Carla Jardim.

Os cursos ofertados no Processo Seletivo 2015 são de Técnico em Informática para Internet, Técnico em Gerência de Saúde, Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética, Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico Integrado em Estética – Modalidade Proeja e curso superior de Tecnólogo em Sistemas para Internet. Todos os cursos são gratuitos.

NOVO CÂMPUS
Com a Ordem de Serviço assinada em abril de 2013 e a obra iniciada em maio do mesmo ano, o câmpus do IF Farroupilha em Santo Ângelo tem previsão de conclusão das obras estruturais para o mês de novembro. Inicialmente, serão dois prédios: um para a estrutura administrativa, pedagógica e biblioteca e outro para as salas de aula e laboratórios de informática, ciência e enfermagem. Ao todo, serão 4.300 m² de área construída.

“O prédio administrativo está em fase de finalização. Antes da reunião, estivemos lá, vistoriando todas as obras. E o prédio de salas de aula e laboratórios tem previsão de ser entregue no final de novembro. Então, nós estamos trabalhando com a perspectiva de receber as obras até o fim de novembro, providenciar a instalação do mobiliário e equipamentos e fazer alguns ajustes relacionados ao acesso e à área de circulação. A ideia é de que possamos inaugurar o câmpus Santo Ângelo, em nossa estrutura própria, no início do próximo semestre, que está programado para 19 de fevereiro, data de início do ano letivo”, vislumbrou a reitora.

MENSAGEM DA REITORA
Em sua passagem pelo município, a reitora Carla Comerlato Jardim reconheceu a importância de a comunidade envolver-se com a instituição. “É importante ressaltar que a comunidade de Santo Ângelo se aproprie do instituto. O IF é uma instituição que veio para o município somar-se às outras instituições existentes e, especialmente, para contribuir com a formação profissional das pessoas daqui da cidade e de toda a região. Em 2015 vamos diversificar a nossa oferta e também iniciar o planejamento de diversas ações que realizaremos junto com a comunidade, por meio de projetos de pesquisa e extensão, que têm o objetivo de articular a instituição com a sociedade civil organizada de Santo Ângelo e região”, finalizou a reitora.

O INSTITUTO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha foi criado em 28 de dezembro de 2008 e é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Equiparados às universidades, os institutos são instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais, além de detentores de autonomia universitária.

Em Santo Ângelo iniciou as atividades em 2013, atuando nos eixos tecnológicos de Saúde e Estética e Informação e Comunicação. O IF Farroupilha, no desenvolvimento de sua ação acadêmica, tem como meta garantir o mínimo de 50% de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os adolescentes, jovens e adultos concluintes do ensino fundamental, e o mínimo de 20% das vagas para cursos de licenciaturas, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas à formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática.