Aumenta números de professores em greve

0
143
Nesta sexta-feira (22), professores foram até a CRE, onde estregaram ofício solicitando retirada do projeto. Uniram-se ao grupo professores de Cerro Largo, que fazem parte do 36º Núcleo do Cpers. Foto: Divulgação/Cpers

Até o fim da semana, aproximadamente 90% dos professores estavam em greve. Na próxima terça-feira (26), Cpers realiza Assembleia para definir rumos da manifestação

Desde que o governo Eduardo Leite encaminhou à Assembleia Legislativa o pacote de medidas “Reforma RS”. O Cpers Sindicato decidiu por iniciar a greve. Depois de quase uma semana de mobilizações nas escolas, nas ruas e Coordenadoria de Educação, cerca de 90% dos professores da região de abrangência do 9º Núcleo aderiram as paralisações.

De acordo com o comando de greve local, escolas de Entre-Ijuís, Santo Ângelo (10), Senador Salgado Filho, Giruá (quatro escolas), Guarani das Missões (duas), Vitória das Missões, Sete de Setembro (duas), Eugênio de Castro e São Miguel das Missões aderiram ao movimento de greve. “Estas são escolas 100% sem alunos hoje.

Somadas as demais Escolas que estão funcionando parcialmente, chegamos a 90% (cálculo aproximado) de adesão”, explica Marlene Stochero, integrante do Comando de greve do 9º Núcleo.

Na quinta-feira (21), a movimentação concentrou-se na Praça do Brique, onde professores falaram sobre a mobilização. Na sexta-feira (22), concentração iniciou na Praça Leônidas Ribas e seguiu em direção a sede da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), onde grupo foi recebido pela títular Rosa Maria de Souza. No local, o portão foi fechado com uma corrente, simbolicamente, e depois entregue um ofício que solicita a retirada do projeto pelo governo. Ato ocorreu simultâneamente em outras regiões do Estado.

Rosa disse que documento entregue pelos professores será encaminhado a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). “Estamos acompanhando, com respeito às diferentes manifestações”, reforçou, quanto ao posicionamento da Coordenadoria sobre a greve.

Próximos passos
Na segunda-feira, os professores entregam um ofício aos vereadores e, logo em seguida, participam da sessão na Casa Legislativa. Na terça-feira (26), educadores estarão em Porto Alegre para participar da Assembleia Geral do Cpers.

Reforma RS
É conjunto de medidas encaminhado à Assembleia Legislativa que busca pelo equilíbrio das finanças. O documento, composto de oito projetos (uma proposta de emenda constitucional (PEC), um projeto de lei (PL) e seis projetos de lei complementares (PLCs)), inclui alterações em benefícios do magistério, forças de segurança – Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e IGP – e servidores civis.

As propostas buscam frear o crescimento da despesa de pessoal, mudando a legislação sobre carreiras dos servidores e aplicando, no Estado, as novas regras previdenciárias aprovadas no âmbito federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here