Balsas voltam a fazer a travessia em Porto Mauá e Porto Xavier

0
100

Nível do rio Uruguai começou a baixar já na madrugada do último sábado

Após a suspensão temporária da travessia, devido à cheia do rio Uruguai, as balsas voltaram a operar normalmente nos municípios de Porto Mauá e Porto Xavier. O nível do rio começou a baixar já na madrugada de sábado (4), possibilitando o retorno da travessia pela manhã. Nos dois municípios o rio está aproximadamente cinco metros acima do nível. Em Santa Rosa, um dos municípios mais atingidos pelas chuvas, as famílias desalojadas já voltaram para as suas residências.

PORTO MAUÁ
Depois de o rio Uruguai ter atingido a marca de 15 metros acima do nível, as águas começaram a baixar. Na Aduana do Porto Internacional Porto Mauá/Brasil – Alba Posse/Argentina, a travessia da balsa foi retomada às 8h30min de sábado e continua operando normalmente. Durante o fim de semana, equipes da Secretaria de Obras realizaram a limpeza das ruas que ficaram submersas, utilizando um caminhão-tanque.

PORTO XAVIER
Em Porto Xavier, o nível do rio Uruguai atingiu os 12 metros acima do normal. Durante o fim de semana as águas começaram a baixar, possibilitando a retomada da travessia de balsa a partir das 9h15min do sábado. A travessia continua funcionando normalmente no município. As cerca de 50 famílias que foram desalojadas já retornaram para as residências para iniciar o trabalho de limpeza dos locais.

SANTA ROSA
No município de Santa Rosa, que na terça-feira (30) da semana passada decretou situação de emergência devido às chuvas que atingiram a cidade, as cerca de cem famílias desalojadas já voltaram para as suas residências.

“A campanha de arrecadação de donativos, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cruz Vermelha, está sendo abraçada pela comunidade, que ajuda com água, alimentos, material de limpeza e higiene, roupas de cama, colchões, móveis eletrodomésticos e utensílios”, ressalta o diretor de Comunicação da Prefeitura de Santa Rosa, Jorge Viana. Segundo ele, os prejuízos com as chuvas passarão dos R$ 5,5 milhões estimados até há poucos dias.

SÃO BORJA
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Élcio Carvalho, o rio sobe 50 centímetros a cada seis horas e, até o fechamento desta edição, estava com 12,55 metros acima do nível normal. Com a diminuição do nível das águas em Porto Xavier, a Defesa Civil disse que em São Borja o nível do rio Uruguai deverá aumentar ainda mais.