Bancários iniciam greve a partir da quinta-feira

0
89

Categoria quer correção da inflação de 6,9% e ganho real de 5%

Na quinta-feira (19) inicia a greve dos bancários em todo o país. A categoria está apresentando uma série de reivindicações, dentre elas a correção da inflação de 6,9%, mais ganho real de 5%, além da contratação de mais funcionários e melhores condições de trabalho. A mobilização acontece neste mês de setembro, quando os bancários negociam seu dissídio.

De acordo com o secretário do Sindicato dos Bancários de Santo Ângelo, Mauro Mânica, a expectativa é que todas as agências bancárias da cidade paralisem como forma de chamar a atenção da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), diante das demandas apresentadas pela categoria.

“Pedimos a compreensão da comunidade em decorrência de alguns transtornos devido à paralisação dos serviços de autoatendimento. Estamos mobilizados para defesa de um direito dos bancários que consideramos justo. Embora haja paralisação, os caixas eletrônicos funcionarão normalmente”, explica.

Mânica destaca que a luta é justa e se torna necessário uma ganho real nos salários, tendo em vista que a produtividade dos bancos aumentou em média 20% acima do que ocorreu no ano passado. O sindicalista cita como exemplo o Banco do Brasil, que teve um lucro de R$ 10 bilhões, apenas no primeiro semestre de 2013.

Sindicato dos Bancários

O Sindicato dos Bancários abrange os seguintes municípios da região: Santo Ângelo, Giruá, Guarani das Missões, Cerro Largo, Entre-Ijuís, São Miguel das Missões, Vitória das Missões, Sete de Setembro e Ubiretama.

Agências

Santo Ângelo possui agências do Banco Itaú, Bradesco, HSBC, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul.