Banco de Sangue vai realizar atividades especiais na Rua Antônio Manoel hoje e amanhã

0
109

Enfermeira Marta Perim Motta destaca que atividades visam marcar o Dia do Doador Voluntário

O Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo (HSA) desenvolverá atividades especiais hoje e amanhã, para marcar o Dia do Doador Voluntário, comemorado no dia 25 de novembro. Conforme a enfermeira gestora do Banco de Sangue do HSA, Marta Perim Motta, um trecho da rua Antônio Manoel, entre as ruas 15 de Novembro e Antunes Ribas, será interrompido para as atividades que serão realizadas com equipe do HSA e acadêmicos da URI e do Iesa.
A enfermeira Marta explica que acadêmicos da área de saúde e técnicos de enfermagem da URI Campus Santo Ângelo irão verificar a pressão arterial das pessoas e farão testes de glicose, enquanto acadêmicos do curso de Biomedicina do Iesa irão analisar a tipagem sanguínea. “Ao todo serão dois dias de atividades e o Banco de Sangue vai funcionar num horário diferenciado. Quem quiser fazer a doação de sangue poderá ir das 7 às 15 horas. O Banco de Sangue não irá fechar ao meio-dia”, destaca Marta.

REQUISITOS PARA DOAR
O doador de sangue deve estar em bom estado de saúde; dormido bem à noite; não ingerir alimentos gordurosos quatro horas antes; não consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; não fumar duas horas antes, entre outros requisitos. O doador deve ainda ter idade entre 16 e 68 anos, sendo que no caso de idoso ele pode desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos e pesar no mínimo 50 quilos. Para a doação a pessoa deve apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial, como carteira de trabalho ou carteira de identidade. Pessoas na faixa etária de 16 e 17 anos são necessárias a autorização dos pais ou de um responsável na primeira doação.

IMPEDIMENTOS PARA DOAR
Quem teve doença sexualmente transmissível não pode doar; assim como quem teve hepatite após 10 anos de idade; sintomas de gripe ou diarréia nos últimos sete dias; fez tatuagem nos últimos 12 meses; procedimentos odontológicos de 1 a 30 dias antes de doar, conforme caso; cirurgias de 3 a 12 meses e conforme o procedimento poderá ficar definitivamente inapto; uso de determinados medicamentos; vacinas quatro semanas após a última dose; homens e mulheres com mais de um parceiro e que mantém relações sexuais sem o uso de preservativo.

BANCO DE SANGUE
O Banco de Sangue do HSA tem na coordenação a enfermeira gestora, Marta Perim Motta, e conta com o trabalho da biomédica Patrícia Eich, assim como de técnicos de enfermagem e secretária, perfazendo um total de 15 profissionais de saúde atuando no local. Mais informações sobre o Banco de Sangue pelo telefone (55) 3313 2000.