Big Brother e redução na taxa de natalidade foram temas no Vestibular Mais da Unijuí

0
98

A Unijuí realizou neste domingo (12), a prova do Vestibular Mais, que se constitui numa nova oportunidade para os estudantes da região de ingressarem em um dos cursos superiores oferecidos pela Instituição.

Em Ijuí, em função do concurso do INSS que teve provas no Campus, os candidatos realizaram a prova no antigo prédio do DeTec (hoje Departamento de Ciências Exatas e Engenharias – DCEEng), abaixo do Museu Antropológico Diretor Pestana. Também foram aplicadas provas nos campi Santa Rosa, Três Passos e Panambi, no Núcleo Universitário de Tenente Portela e nas Unidades de Apoio do Ensino a Distância.

A prova, de Redação, teve duração de duas horas e apresentou dois temas aos vestibulandos. No primeiro tema, os candidatos tiveram como subsídio um texto de Luis Fernando Verissimo, intitulado “Heróis?”, a partir do qual tiveram que manifestar, num texto dissertativo, sua opinião a respeito do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo.

Já para o segundo tema foram apresentados dados do Censo 2010, no qual o IBGE projeta queda da população brasileira a partir de 2030, apontando, ainda, que o número de nascimentos deve igualar e, em seguida, ficar menor que o de mortes. Os candidatos que optaram por este segundo tema tiveram que fazer um texto dissertativo apontando as causas para esta diminuição na taxa de natalidade e quais os benefícios e consequências dessa estatística.

O Vestibular Mais da Unijuí ofereceu 440 vagas, distribuídas em cursos presenciais – 320 vagas, e cursos a distância – 120 vagas. A lista dos aprovados será divulgada nesta segunda-feira (13), às 17h, no Portal da Unijuí e na imprensa regional.