Bombeiros circulam pelas ruas da cidade em comemoração ao Dia dos Bombeiros

0
86

Várias viaturas do Corpo de Bombeiros circularam pelas principais ruas de Santo Ângelo, em comemoração ao Dia dos Bombeiros, comemorado no dia 2 de julho. As instalações do quartel também foram abertas ao público e estudantes das escolas do município.

O comandante do 1o Subgrupamento de Combate a Incêndio, major Luis Augusto Chagas de Freitas, explica que a programação desenvolvida tem como objetivo buscar uma maior conscientização da comunidade em relação à importância da prevenção de sinistro, assim como mostrar as atividades implementadas pelo Corpo de Bombeiros.

Na quinta-feira, das 14 às 18 horas, haverá deslocamento de viatura e efetivo até os Bairros Leonel Brizola e Santo Antônio com distribuição de material educativo. As atividades prosseguem na sexta-feira com abertura do quartel ao público, prosseguindo até domingo. Também no domingo haverá exposição de materiais e viaturas na Praça Leônidas Ribas.

DIA DOS BOMBEIROS
A profissão de bombeiro surgiu em 1856 no Rio de Janeiro por decretado assinado pelo Imperador Dom Pedro II. No Rio Grande do Sul, em decorrência do movimento de algumas seguradoras, a profissão foi criado o Corpo de Bombeiros no dia 1o de março de 1895. Na época não tinha vínculos com órgão militares. Com o aumento das cidades, o Governo do Estado, por meio do Decreto 5.845, durante as comemorações do Centenário da Revolução Farroupilha incorporou o Corpo de Bombeiros à Brigada Militar.

Santo Ângelo conta com a Guarnição dos Bombeiros desde o dia 2 de janeiro de 1959.

A comemoração do Dia dos Bombeiros foi instituído pelo ex-presidente Getúlio Vargas no dia 2 de abril de 1954.