Brigada Militar realiza curso para policiamento com motocicletas

0
117

Objetivo da capacitação é trazer mais agilidade no atendimento de ocorrências

A Brigada Militar está aprimorando as ações de policiamento com motocicletas na região das Missões. Na terça (13) e quarta-feira (14), policiais da área de abrangência do 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon), com sede em Santo Ângelo, participaram de um curso para aperfeiçoar o policiamento com motos.

Segundo o comandante do Pelotão de Operações Especiais (POE) e organizador da capacitação, tenente Joaquim Monteiro, 22 policiais dos municípios de Cerro Largo, Giruá e Santo Ângelo estão conhecendo novas técnicas para este tipo de policiamento.

A capacitação teve duração de 20 horas, de aulas teóricas e práticas, sendo 2 horas de primeiros socorros. O curso foi ministrado pelo capitão Valtair Dornelles, sub-comandante do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteia (BPAF) de Santa Rosa e formado no Centro de Treinamento da Honda em Indaiatuba/SP.

O objetivo é habilitar o PM a executar o policiamento ostensivo com maior agilidade, usando a motocicleta. “A moto dá mais mobilidade e a resposta no atendimento de ocorrências é mais rápida”, afirma o capitão Dornelles.

A maioria das aulas práticas foi ministrada pelo instrutor Rommel Fernandez, da Honda do Brasil, através da concessionária Grava Motos, que realizou testes em todos os tipos de pavimento. “A técnica usada no treinamento é a mesma de competições Off Road já que na cidade e no interior, os policiais encontram obstáculos como quebra-molas, estradas esburacadas, ruas sem pavimentação, escadarias, barrancos, banhados, estradas de areia, enfim, e precisam estar preparados para estas dificuldades”, explica Rommel.

Na área do 7º RPMon existem 11 motocicletas que dão apoio no policiamento ostensivo das cidades.