Cacique Charrua visita a Câmara de Vereadores

0
71

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo recebeu na manhã de segunda-feira (6), a visita da primeira cacique Charrua do RS. A cacique Acuab esteve acompanhada do irmão Darci Porfírio de Lima. Os indígenas foram recebidos no gabinete do vice-presidente da Câmara, vereador Gilberto Corazza. No encontro a líder falou da comunidade Charrua e do trabalho desenvolvido na Aldeia Polidoro, localizada em uma área de aproximadamente 8 hectares no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre e abriga os indígenas desde junho de 2008.

Considerada extinta pela Funai – Fundação Nacional do Índio, a tribo Charrua voltou a ser reconhecida em setembro de 2007. Hoje, existem apenas 400 índios Charrua no estado e na aldeia Polidoro vivem 10 famílias, num total de 40 índios.

A tribo vive com dificuldades e recebe doações de roupas e alimentos, tendo como meio de subsistência a produção própria de alimentos e comercialização de artesanato com sementes e pinturas.

A cacique Acuab busca constantemente o reconhecimento da sua cultura, sendo que hoje ocupa a cadeira número 4 do Conselho Nacional de Povos Indígenas e já esteve com grandes líderes da America Latina. No Estado, conforme a cacique-geral dos índios Charrua no Rio Grande do Sul, Acuab, há integrantes da etnia nas cidades de São Borja, São Miguel das Missões e Santo Ângelo, onde residem alguns familiares.
Além de visitar esses parentes, Acuab disse que um dos objetivos da visita às Missões é incentivar a organização do povo na construção de comunidades Charrua.

Ela faz questão de mostrar também os recortes de jornais e fotos que traz em uma pasta, que são, na sua maioria, sobre eventos que participou como representante Charrua. Na Aldeia Polidoro, os costumes dos charrua pré-histórico são passados aos mais novos, como forma de manter tradições seculares, que ela demonstra com artigos de historiadores que falam da evolução do seu povo.