Câmara presta homenagem pelos 80 anos do Colégio Teresa Verzeri

0
88

Irmã Nadir Peruzzi falou em nome da escola

 Com o plenário lotado, a Câmara de Vereadores realizou ontem, dia 26, sessão especial para prestar homenagem aos 80 anos de existência do Colégio Teresa Verzeri.

Como proponente da homenagem, o vereador Paulo Azeredo falou em nome do Legislativo Municipal, momento em que discorreu sobre as atividades desempenhadas pelo educandário, destacando importantes fragmentos de sua história. Em Santo Ângelo essa história teve início no dia 1º de março de 1932, por um grupo de religiosas, lideradas pela Madre Catarina Lépori, constituindo-se a segunda escola a ser implantada pelas Irmãs Filhas do Sagrado coração de Jesus no Estado do Rio Grande do Sul.

Azeredo falou também da importância da Escola para a sociedade local onde há 80 anos, disse o vereador, vem semeando amor, justiça, cultura e paz na caminhada dos santo-angelenses. Finalizou dizendo que a homenagem da câmara representa o carinho e o respeito do povo santo-angelense pela escola. Lembrando as palavras da Santa Teresa Verzeri ao afirmar que “em cada ação, interna ou externa deveis ter o amor como princípio”, o vereador pediu a benção da santa sobre toda a comunidade e principalmente para aqueles que dignificam esse princípio.

A Irmã Nadir Peruzzi, diretora do Colégio Verzeri, visivelmente emocionada, falou em nome da escola, reconhecendo que “essas oito décadas de história, são resultado de centenas e centenas de educadores, de irmãs, de colaboradores, pais, alunos e associações que participaram e responderam aos desafios de cada época”. A diretora também lembrou das palavras de Santa Tereza Verzeri quando disse que “quem educa com amor e firmeza, educa para sempre”.

Várias autoridades prestigiaram a solenidade, destacando-se entre elas a presença do Bispo Diocesano Dom José Clemente, do padre Rosalvo Frey, do Secretário de Planejamento Estevão Moor, representando o Executivo Municipal, do Coordenador Regional de Educação prof. Adelino Seibt e do Secretário Municipal de Educação prof. Délcio Freitas.
A solenidade contou com um momento artístico cultural a cargo do coral do Colégio Verzeri.

No encerramento da homenagem, o aluno da 8ª série, Saulo Bueno Azeredo, entregou flores para a diretora da Escola.