Caminhada vai reviver os passos trilhados pela Coluna Prestes

0
83

No domingo (19), a partir das 7h30min, acontecerá mais uma edição da caminhada para relembrar a Marcha da Coluna Prestes em Santo Ângelo. O evento está sendo organizado pela Prefeitura e o Caminho das Missões. A ação tem como objetivo fazer um resgate histórico desse movimento ligado ao tenentismo, que entre 1925 e 1927, percorreu o Brasil, insatisfeito com a República Velha, exigindo o voto secreto e a obrigatoriedade do ensino a toda população.

O ponto de partida será o prédio da antiga estação ferroviária de Santo Ângelo, onde hoje funciona o memorial, passando pela estação férrea do Bairro Aliança, trechos de trilhos e a fonte de água no Distrito Sossego (que abastecia o batalhão rodoviário e os revolucionários da Coluna). Depois os caminhantes seguem rumo ao Distrito Comandaí. Ao todo serão 13 km de percurso.

Ao meio-dia, haverá almoço ao estilo acampamento, nas margens do riacho São José. Serão servidos pratos típicos da época como o costelão assado na brasa, arroz carreteiro e feijão campeiro. Já à tarde, passeio com ônibus para a cascata do Comandaí, a ponte de ferro construída pelo batalhão ferroviário e a estação férrea daquela comunidade. A caminhada encerra no Bolichão do seu Auri com degustação de alimentos típicos e produtos colônias. O retorno de ônibus a Santo Ângelo acontece por volta das 17 horas.
A coordenadora do Memorial Coluna Prestes, Neiva Soardi, ressalta que a atividade mantém viva na memória o movimento liderado pelo gaúcho Luis Carlos Prestes – um dos fatos mais marcantes da história do Brasil. “Queremos convidar a nossa comunidade para participar deste caminhada que vai relembrar esse fato histórico que começou em Santo Ângelo e ganhou dimensão nacional”, completou.

INSCRIÇÕES

Um dos integrantes do Caminho das Missões, Romaldo Melher dos Santos, por sua vez, explica que as inscrições poderão ser feitas até sábado ao meio-dia. “Os interessados poderão manter contato conosco pelo telefone 3312-9632 ou pelo e-mail [email protected] Também no Memorial Coluna Prestes pelo telefone 3312-8104. As inscrições custam R$ 45,00.