Caminhos Revolucionários resgata passos e trajetória de quatro personagens históricos

0
74

Roteiro turístico se inspira em Sepé Tiaraju, Andrés Guacurarí, Luís Carlos Prestes e Che Guevara

Foi lançado na manhã de ontem (19), na Câmara de Vereadores, o roteiro turístico Caminhos Revolucionários, que se soma às opções já oferecidas pela agência de turismo Caminho das Missões. Idealizado pela agência e pela FloripaTur, com o apoio da Pousada das Missões, de São Miguel das Missões, o roteiro aprofunda o conhecimento e percorre passos feitos por quatro personagens que tiveram relação com a história ou a territorialidade da macrorregião missioneira.

Estiveram presentes ao lançamento o secretário de Turismo e Esportes de Santo Ângelo, Marcos Moreira Mattos, a secretária de Turismo de São Miguel das Missões, Izabel de Freitas, e o diretor de Turismo da Fundação dos Municípios das Missões, Geovani Gisler, além de outros representantes do setor, público em geral e vereadores, como o presidente da Câmara, Diomar Formenton (PT).

PERSONAGENS
Os personagens históricos revolucionários que inspiram o roteiro são os índios Sepé Tiaraju e Andrés Guacurarí (também chamado de Andresito Guacurarí), o militar e político gaúcho Luís Carlos Prestes e o argentino Ernesto Che Guevara. Engajado na libertação da região missioneira, Andrés governou Misiones, na Argentina, entre 1811 e 1822. Alguns historiadores dizem que o índio nasceu em Santo Tomé, no país vizinho, e outros apontam que ele é natural da região onde hoje é São Borja.

TRAJETO NO RS E ARGENTINA
Com quatro dias de duração e início em Santo Ângelo, o roteiro percorre, de ônibus, partes do Rio Grande do Sul e da Argentina. “Todo o roteiro será acompanhado por guias de turismo e por outras pessoas com conhecimento histórico, para que os participantes retornem sendo formadores de opinião sobre os temas”, declarou Romaldo Melher dos Santos, sócio-proprietário da Caminho das Missões. Para Antônio Adalton Prestes Braga, da FloripaTur, o roteiro Caminhos Revolucionários consiste na manutenção da figura de importância dos quatro personagens históricos. “A gente ‘recoloca’ na história esses quatro lutadores do povo. É importante resgatar isso e sempre lembrar as ações deles, que foram importantíssimas para a América Latina e, por que não dizer, para o mundo”, disse Antônio.

José Roberto de Oliveira, da Pousada das Missões, disse que os missioneiros têm em mãos “a história mais importante da América Latina” e que deve-se lutar para preservá-la. “Nós missioneiros temos um dever espiritual: não deixar apagar a história que temos em nossas mãos. O tema deste roteiro suscita as ideias mais interessantes, desde pessoas que se manifestam muito a favor até aquelas que são contra. Este assunto com certeza trará debates, e vai suscitar e mexer com o posicionamento das pessoas”, frisou.

O primeiro roteiro, em caráter experimental – para verificar possíveis ajustes a serem feitos –, será realizado entre 28 e 31 de agosto, devendo o primeiro consolidado ocorrer em novembro. Os idealizadores planejam que, depois de iniciado, o Caminhos Revolucionários tenha quatro datas por ano.

DE PRESTES A CHE GUEVARA
O ponto de partida do roteiro turístico é o Memorial da Coluna Prestes, com visita guiada ao memorial e a locais que contam parte da história do levante feito por Prestes. Em seguida, ainda no Rio Grande do Sul, os participantes se deslocam a São Miguel das Missões (para ter referências sobre Sepé), ao sítio arqueológico de São Lourenço Mártir (no interior de São Luiz Gonzaga) e São Borja, onde passarão a aprofundar seu conhecimento sobre Andrés Guacurarí.

Na Argentina, posteriormente, haverá visitas a Santo Tomé (também com referências a Andrés), San Ignácio Mini e, depois, Caraguatay, na província de Misiones, onde Che Guevara viveu parte de sua infância. Entre as atividades em Caraguatay, haverá visita ao Parque Ernesto Che Guevara, que tem como uma das atrações a casa onde o argentino viveu enquanto morou na cidade. O roteiro será concluído em Santo Ângelo, em frente à Catedral Angelopolitana.

O valor é de R$ 958. Condições de pagamentos e outras informações podem ser consultadas no site www.caminhodasmissoes.com.br e pelos e-mails [email protected] e [email protected] Os telefones são (55) 3312-9632 e (55) 8405-8526.