Campanha da Fraternidade 2016 tem foco no saneamento básico e saúde

0
99

Lançada ontem, campanha traz como tema ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’

Foi lançada ontem pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.
O tema deste ano é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida. Trata-se de um alerta para nos fazer sair da acomodação e assumir os desafios da vida moderna como sujeitos, criando consciência de que a terra, a casa comum de todos nós, pode ser diferente.

SANEAMENTO NO BRASIL
Conforme dados divulgados pelo Conic, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.
A abertura oficial da campanha ocorreu ontem, Quarta-feira de Cinzas, na sede da CNBB, em Brasília, e foi transmitida ao vivo por emissoras católicas de rádio e TV. A cerimônia foi presidida pelo bispo da igreja Anglicana do Brasil e presidente do Conic, dom Flávio Irala.

CAMPANHA EM SANTO ÂNGELO
Para o diretor do Instituto Missioneiro de Teologia (IMT), padre Léo Zeno Konzen, aqui de Santo Ângelo, o foco da campanha deste ano, baseado no saneamento e saúde é um grande desafio para as igrejas. “Essa discussão já foi bastante difundida e chegou a vez da igreja contribuir com essa luta para dizer que essa questão de saneamento é necessária, de cuidados que cheguem até as nossas casas. Então acho que vem em boa hora”, destaca.
O padre ainda acrescenta que haverá uma reunião na próxima terça-feira (16), quando as lideranças das paróquias santo-angelenses irão debater sobre o tema da campanha da fraternidade deste ano e como será propagada no município.

HISTÓRIA
A Campanha da Fraternidade vem sendo realizada no Brasil desde 1964, com abrangência nacional, completando 52 edições neste ano. Para cada campanha é escolhido um tema e um lema, conforme as exigências relacionadas com as necessidades mais urgentes da população. É espaço de diálogo, reflexão e conscientização sobre a temática apresentada.