Campanha da Fraternidade 2020 aborda compaixão e cuidado para com o próximo

0
554
Padre Magnus destaca que empatia e cuidado com o próximo são ações reforçadas na Campanha da Fraternidade 2020. Foto: Hogue Dorneles/JM

A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado, assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques.
Neste ano, a Campanha convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

PERÍODO DA QUARESMA
Na manhã desta quarta-feira (26), o padre Magnus Antônio Petry, da Paróquia da Catedral, concedeu entrevista ao programa Rádio Visão da Super Rádio Santo Ângelo, quando falou sobre a campanha e também abordou a quaresma.
De acordo com o padre, a quaresma é o tempo litúrgico que antecipa todo o período da Semana Santa, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo, do mistério Pascal. “É tempo de se cuidar mais no sentido espiritual. Hoje vemos que as pessoas tem muita preocupação e cuidado com a saúde, o que é muito bom, mas é preciso se preocupar, também, com a dimensão espiritual”.
Segundo ele, o inícia na quarta-feira de cinzas possui a simbologia para mostrar a fragilidade humana. E o período de 40 dias trata-se de uma simbologia bíblica. “Foram 40 anos de luta do povo do Egito para encontrar a terra prometida e Jesus permaneceu no deserto por 40 dias se preparando para a sua missão”.
Padre Magnus lembra que no período da quaresma, todas as sextas, será realizada a celebração da Via Sacra na Catedral Angelopolitana, às 19 horas, seguida da eucaristia. No Carmelo, as celebrações da Via Sacra iniciam na sexta dia 6.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
A cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade 2020 ocorreu na sede da CNBB, no Setor de Embaixadas Sul. Santa Dulce dos Pobres e o Papa Francisco são apresentados como exemplos de bons samaritanos – referência a uma parábola da Bíblia.
O padre destaca que a campanha deste ano chama a atenção para a necessidade do cuidado entre as pessoas, destinando um olhar especial para a necessidade do próximo e transformando em prática essa empatia.
O lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” foi extraído de um versículo bíblico e a campanha quer incentivar as “relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta.
Criada em 1962, a campanha da fraternidade é apresentada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here