Campanha da Igreja Católica tem como tema “Fraternidade e Juventude”

0
101

“Fraternidade e Juventude” é o tema da Campanha da Fraternidade de 2013, promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Lançada tradicionalmente no período da Quaresma, a campanha traz o lema “Eis-me aqui, envia-me” – extraído do livro Isaías capítulo 6, versículo 8. Nesta edição, a ideia da Igreja é acolher os jovens, proporcionando caminhos para seu protagonismo, assim como na divulgação das mensagens de Jesus Cristo e na construção de uma sociedade fraterna e fundamentada na cultura da vida.

O padre Rosalvo Frey, da Paróquia Anjo da Guarda, conta que os jovens propuseram este tema à CNBB. “A confederação aprovou essa proposta pelo compromisso que a Igreja tem com a juventude. Estaremos ampliando o assunto nos encontros das pastorais da Diocese, nas escolas do município, nas catequeses, e em atividades com grupos eclesiais”, explicou.

CAMPANHA

O pároco explica que, desde 1964, a CNBB vem promovendo campanhas da Fraternidade no país. “Ao longo da sua história, as campanhas abordaram temas como “Economia e Vida” em 2010; “Vida no planeta” em 2011; e “Saúde Pública” em 2012. O lançamento sempre ocorre na Quaresma por ser um período especial de liturgia, fraternidade, conciliação e uma vida de graça a Deus”, completou.

JUVENTUDE

Em Santo Ângelo, a Igreja Católica desenvolve um trabalho permanente com jovens e adolescentes, através da Pastoral da Juventude, Emaús, Juventude em Movimento (Jem), Jovens de Schoenstatt e do Cursilho Jovem. O padre Rosalvo Frey revela que, em breve, o município passará a contar com a Missa da Juventude. A celebração especial acontecerá à noite, no segundo domingo de cada mês, na Catedral Angelopolitana.

“Queremos desenvolver celebrações mais atraentes para o público jovem. O apoio a esse segmento é fundamental, pois eles também são vítimas da sociedade na qual vivemos”, explica padre Rosalvo.

ENCONTRO MUNDIAL

No mês de julho será realizado a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O encontro vai reunir jovens de todo o planeta. A promoção deverá contar com a presença do novo papa, a ser escolhido pelo conclave de cardeais.