Campanhas, implantação de novos serviços e envolvimento com a comunidade marcaram gestão de Luiz Carlos Dallepiane no Sindilojas

0
76

Presidente do Sindilojas por oito anos, o empresário Luiz Carlos Dallepiane, que entrega o cargo hoje à noite e assume a Vice-presidência da entidade, faz um balanço positivo de sua gestão, que iniciou em 2007. A implantação de serviços, união dos associados, divulgação das ações na imprensa e a realização de uma série de campanhas marcaram a gestão.
Segundo Dallepiane, dentre as ações realizadas, está a criação de um cadastro de associados, que hoje tem 260 empresas. “Em 2007 nosso índice era zero”, diz ele, ao lembrar que fechou o último ano com 25 produtos e serviços para os associados, enquanto que quando assumiu não havia nenhum.

ALÍQUOTAS E FEIRAS
Outra conquista do Sindilojas foi a ação judicial movida contra o Estado, em 2009, onde foi suspensa a cobrança do diferencial de alíquota, que está em vigor até agora. Além disso, após protesto pelas ruas de Santo Ângelo, mobilizando os associados e lideranças, foi criada a Lei 3.814, sancionada neste ano, que regulamenta as feiras itinerantes. “Este é um dos problemas locais, que forçava uma concorrência desleal com nossos empresários do setor varejista”, lembra Dallepiane.

CAMPANHA E GESTÃO
Em 2011 e 2013 o Sindilojas fez uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico, onde foram arrecadadas mais de 40 toneladas de aparelhos descartados. “Foi uma campanha que sensibilizou a comunidade e auxiliou na educação para o meio ambiente e para a responsabilidade social e ambiental”, diz.
Com relação à gestão, o presidente afirma que a entidade tem buscado a sua excelência, com critérios de qualidade. Desde 2006, o Sindilojas participa do Sistema de Excelência em Gestão Sindical, que é promovido pela Fecomércio-RS e Confederação Nacional do Comércio. A entidade foi premiada nos oito anos.

ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE
Outro destaque da gestão é o envolvimento nas ações com a comunidade, principalmente nas ligadas ao desenvolvimento regional. A entidade participou de diversas comissões, como a de criação do Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Ângelo, Parque Tecnológico, Universidade Federal da Fronteira Sul e Comissão Permanente de Trabalho da Câmara de Vereadores. O Sindilojas Missões também foi parceiro na criação da TEI Missões, em 2008, evento que surgiu para estimular o empreendedorismo, em especial na área de tecnologia.
Por fim, em seu balanço Luiz Carlos Dallepiane ressalta as ações para fortalecimento da entidade, como o novo site (www.sindilojasmissoes.com.br) e a nova marca Sindilojas. Além disso, a fachada do prédio da entidade foi trocada, já com a nova marca. “A entidade mudou; evoluímos. Tudo isso graças a um trabalho sério, comprometido com nosso associado e a nossa comunidade. Aquelas sementes que plantamos e ainda não deram frutos hão de germinar e frutificar, para que no futuro possamos consolidar o que buscamos enquanto lideranças do comércio varejista”, conclui.