Campus de Cerro Largo da UFFS tem 16 vagas para estudantes haitianos no ProHaiti

0
92

Iniciaram-se ontem (10) as inscrições do Processo Seletivo Especial para acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos (ProHaiti), válido para ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2014. O período de inscrições continua até o dia 18 de fevereiro. No total, são oferecidas 205 vagas, distribuídas em diversos cursos de cinco campi da UFFS: Chapecó, Laranjeiras do Sul, Realeza, Cerro Largo e Erechim. Em Cerro Largo, são 16 vagas.

Podem inscrever-se neste processo seletivo especial candidatos haitianos que possuam escolaridade equivalente ao Ensino Médio (2º Grau) brasileiro, cursado no Haiti, devidamente comprovada através de diplomas/certificados e históricos escolares.

A inscrição deverá ser feita nas Secretarias Acadêmicas dos Campi da UFFS de acordo com o curso de graduação que o candidato deseja cursar, conforme as vagas descritas na tabela abaixo. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente ou por procuração, mediante o preenchimento do Requerimento de Inscrição constante no anexo do Edital nº 38/UFFS/2014 (publicado na página da UFFS).

O processo seletivo será constituído de uma prova com questões objetivas de caráter classificatório. A prova terá 50 questões objetivas de múltipla escolha, em língua portuguesa, divididas nas seguintes áreas do conhecimento: dez questões de Matemática; dez questões de interpretação de texto; seis questões de Física; seis questões de Química; seis questões de Biologia; seis questões de Geografia e seis questões de História Geral. A prova ocorrerá no dia 9 de março.

O PROGRAMA PROHAITI
O Programa ProHaiti foi aprovado em 12 de dezembro de 2013, no Conselho Universitário da UFFS. A intenção do programa é contribuir para integrar os imigrantes à sociedade local e nacional, por meio do acesso aos cursos de graduação da UFFS. Para o reitor, Jaime Giolo, a UFFS assume causas importantes, nacionais e internacionais. “Sempre mantivemos preocupações com conexões internacionais e, motivados por esta busca da população haitiana que trabalha em Chapecó e região, resolvemos estabelecer uma conexão objetiva, pragmática e eficaz com a República do Haiti, decisão que foi abraçada pela embaixada de forma bastante entusiasmada”, ressalta.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os candidatos deverão entregar a cópia dos seguintes documentos no ato da inscrição: passaporte com visto vigente; CPF; protocolo do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros); atestado de escolaridade (histórico escolar e diploma/certificado de conclusão do nível de estudos equivalente ao Ensino Médio brasileiro), tudo referendado pela Embaixada da República do Haiti no Brasil, conforme Art. 4º da Resolução Nº 32/2013; e requerimento de Inscrição preenchido e assinado.

Cada candidato poderá escolher até duas opções de cursos de graduação, no mesmo Campus. Para mais informações, os telefones do Campus Cerro Largo são (55) 3359-3950 e (55) 3359-3959.