Cartório Eleitoral atenderá o público neste fim de semana

0
80

Prazo de cadastro se encerra no dia 7. Na segunda, terça e quarta, haverá horário diferenciado

O Cartório Eleitoral tem recebido, em média, 70 pessoas por dia para serviços referentes ao título de eleitor. A maior parte da procura é para a confecção do primeiro título. “A procura tem aumentado bastante, conforme se aproxima o prazo de fechamento do cadastro eleitoral, e nos próximos dias deverá ser ainda maior”, diz a chefe do cartório da 45ª Zona Eleitoral, Marivani Medeiros, complementando que a expectativa é de que a procura aumente para, em média, cem pessoas por dia.

A população tem até a próxima quarta-feira (7) para fazer o primeiro título, a revisão dos dados – mudança de local de votação dentro do mesmo município – ou a transferência de município de votação visando às eleições de outubro. Assim como ocorreu no feriado de 1º de maio, o cartório abrirá hoje (3) e amanhã, do meio-dia às 19h. Na segunda, terça e quarta, em vez do horário convencional – meio-dia às 19h –, o atendimento será das 9h às 19h. “Após o fechamento do prazo, só voltaremos a trabalhar com cadastro eleitoral a partir de novembro”, ressalta Marivani.

45ª ZONA PERTO DOS 80 MIL ELEITORES
O voto é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos e facultativo para maiores de 16 e menores de 18, analfabetos e maiores de 70 anos. Para o requerimento de transferência de município de votação, é necessário que tenha decorrido pelo menos um ano da inscrição ou da última transferência e residência mínima de três meses no novo endereço.

Com sede em Santo Ângelo, a 45ª Zona Eleitoral, que também abrange outros quatro municípios, tem atualmente 79.561 eleitores, número que deverá passar dos 80 mil com os novos alistamentos. Santo Ângelo, com 54 locais de votação e 201 seções, tem 61.666 eleitores; Entre-Ijuís, 7.433; Eugênio de Castro, 2.219; São Miguel das Missões, 5.274; e Vitória das Missões, 2.969. O Cartório Eleitoral se localiza na Rua Duque de Caxias, 1151, e o telefone é (55) 3313-5888.