Cartório Eleitoral prossegue recadastramento biométrico em Eugênio de Castro

0
89

O recadastramento biométrico dos eleitores de Eugênio de Castro que começou no dia 15 de julho, está recebendo um incremento neste mês de agosto com atendimento junto a Câmara de Vereadores do município. O atendimento à população começou no dia 5 e prossegue até hoje (16). O recadastramento é feito no turno da tarde das 13h30min às 17h.

O deslocamento de servidores da 45ª Zona Eleitoral foi solicitado pelo prefeito Daltro Steglich e seu vice-prefeito Fernando Machado, para trazer uma comodidade aos eleitores.

Segundo a chefe do cartório eleitoral de Santo Ângelo Marivane Gonçalves Medeiros, até o dia 14, mais de 950 eleitores já haviam se recadastrados. Uma média de 30 senhas são distribuídas diariamente à população, e o atendimento individualizado conforme os servidores da 45ª Zona, Luciana Gastmann e Estevam Machado, leva em média 10 minutos.

Eugênio de Castro, segundo dados atualizados do Tribunal Regional Eleitoral-TER, conta 2.554 eleitores, assim distribuídos – homens 1.289, mulheres 1.265, analfabetos 73 e menores de 18 anos 53 eleitores.

Marivani Medeiros, lembra que o recadastramento é obrigatório a todos os eleitores domiciliados em Eugênio de Castro, e quem não comparecer terá seu título eleitoral cancelado. O procedimento é todo gratuito e consiste em tirar uma foto digital e a digitalização de todos os dedos das duas mãos.

Para fazer o procedimento, é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação com foto, o título de eleitor, CPF e comprovante de residência, ou seja, conta de água, luz, telefone, bloco de produtor, atestado de matricula e frequência do filho na escola regular, escritura da terra ou contrato de arrendamento.