Chuvas dos últimos dias elevam nível do rio Ijuí em 4,4 metros

0
76

As fortes chuvas dos últimos dias provocaram a elevação das águas do rio Ijuí em 4,4 metros. Os dados foram repassados por Beno Bischoff, responsável pela medição das águas em trecho do rio em Entre-Ijuís. O profissional faz a medição para a Agência Nacional das Águas.

Do dia 22 até o dia 26 foram registrados 238 mm de precipitação pluviométrica. Bischoff ressalta que as medições acontecem diariamente às 7 horas e às 17 horas. Diante do volume de água, na medição de quarta-feira (25), o aumento foi de 4,12 metros. Já na quinta-feira, na verificação pela manhã, era de 4,32 metros, e no final da tarde passou para 4,40 metros. E na sexta-feira pela manhã foi verificado 4,50 metros acima do nível e no final da tarde 4,43 metros.

PODERIA TER SIDO PIOR
Beno Bischoff explica que em outras épocas a precipitação dos últimos dias teria provocado maior aumento do volume de águas no rio Ijuí. “Felizmente, com o plantio direto, isso mudou, pois reduz a quantidade de água e terra para o leito do rio”, observa.

INUNDAÇÃO DO RIO IJUÍ
Bischoff lembra que a maior inundação registrada no rio Ijuí aconteceu em maio de 1992. Na época o nível das águas ficou 12,20 metros acima do nível normal. “Várias casas foram atingidas e a ponte chegou a ser interditada. O aumento do nível a partir 6,5 metros começa a provocar o alagamento de casas nas margens do rio em Entre-Ijuís”, diz.